O Developer_Direct 2024 da Microsoft foi ao ar nesta semana, um evento que em menos de uma hora cumpriu com sucesso a sua tarefa, nomeadamente a de traçar o alinhamento dos jogos produzidos pelos Xbox Studios que chegarão nos próximos meses e para oferecer uma vitrine para as primeiras sequências de jogo do tão esperado Indiana Jones e o Grande Círculo.
O formato escolhido pela Microsoft para o evento foi o mesmo do ano passado, que em geral foi mais apreciado. Estamos, portanto, falando de um show focado em poucos jogos, mas caracterizado por apresentações direcionadas e sem muitos enfeites criadas pelos desenvolvedores, com o objetivo de oferecer atualizações e novos detalhes sobre os jogos que chegarão nos próximos meses.
Xbox: o Developer Direct abre o 2024 da Microsoft, você está satisfeito com o que foi mostrado?https://t.co/JkjlyIxdbv pic.twitter.com/XRVEVXWgW0
— WinClub Games (@WindowsClubBr) January 20, 2024
Em comparação com o ano passado, talvez tenha faltado o efeito surpresa. Na edição de 2023 houve o shadow drop de Hi-Fi Rush, operação extremamente apreciada pelos jogadores, ainda mais se pensarmos que a ação rítmica da Tango Gameworks provou ser uma das melhores produções do último ano ano. Este ano, porém, o evento não programado foi representado pela apresentação dedicada a Visions of Mana: novo capítulo da série Square Enix, mas a Microsoft já tinha dito que não teria lançamento surpresa.
Tirada esta nota, o resto do Developer_Direct ocorreu exatamente seguindo o cronograma anunciado anteriormente pela Microsoft, que nos dias anteriores também foi bastante claro ao comunicar aos jogadores o que eles deveriam esperar do evento e o que não veriam. Refiro-me claramente à ausência de jogos da Activision Blizzard, considerando que muitos aguardam a estreia de Call of Duty: Modern Warfare 3 e Diablo 4 no Game Pass, que neste momento não pode ser descartado como tendo um espaço dedicado mais tarde no curso do ano. Em suma, não houve anúncios surpresa, mas é impossível definir-se como decepcionado com o acontecimento em geral.
O prato principal foi sem dúvida Indiana Jones e o Grande Círulo, o novo jogo baseado no famoso arqueólogo criado pela MachineGames. O título oferecerá uma história original e inédita, mas mostrou que absorveu todo o encanto da contraparte original. O próprio Indy foi modelado a partir das características de um jovem Harrison Ford e pelo que vimos seu icônico chicote será um elemento-chave da jogabilidade, que podemos usar, por exemplo, como uma videira ou para fazer um inimigo cair de uma passarela. Em tudo isto, o DNA do estúdio e a experiência em jogos subjetivos também são claramente visíveis e em espancar nazis (vide Wolfenstein), criando uma mistura cativante de exploração, quebra-cabeças ambientais, fases furtivas e tiro. O jogo está previsto para 2024 e por isso é provável que mais informações cheguem nos próximos meses, ou mais provavelmente durante os eventos de meio do ano.
Outro protagonista do show foi Avowed. O RPG da Obsidian não impressionou particularmente durante o Xbox Games Showcase do ano passado, enquanto nesta vimos um produto certamente mais maduro e aperfeiçoado, junto com novas sequências de jogo e detalhes sobre o sistema de combate profundo do título.
Também analisamos Hellblade 2, que finalmente também tem data de lançamento, 21 de maio de 2024, por meio de uma série de novas sequências de jogo e mais detalhes do Ninja Theory sobre o trabalho realizado para criar uma réplica tão fiel possível à Islândia que é o pano de fundo do jogo e para lidar da forma mais realista com a psicose que aflige o protagonista.
Por último, mas não menos importante, Ara: History Untold será lançado neste ano. Como vimos, o 4X estratégico da Oxide permite liderar uma nação através de uma história alternativa, explorando novas terras, desenvolvendo arte e cultura, conduzindo a diplomacia e desafiando os países vizinhos. O jogo se destaca pelo seu “mundo vivo”, que é um cenário que reage às ações do jogador de forma autônoma.
Mas vamos deixar a palavra para você, está satisfeito com o que viu durante o Xbox Developer_Direct? Deixe-nos saber nos comentários.