De acordo com Jez Corden, jornalista do Windows Central, Phil Spencer reiterou recentemente o compromisso da Microsoft em manter ativa a divisão Xbox também no que diz respeito ao hardware de jogos, ou seja, o fato de que os consoles Xbox estão destinados a permanecer no futuro.
Várias dúvidas se acumularam sobre o futuro do Xbox após o desejo da Microsoft de trazer alguns jogos exclusivos para outras plataformas, combinado com a desacelaração do mercados de consoles que até mesmo o Playstation 5 está vendendo menos que o Playstation 4. O futuro certamente é incerto para um mercado que pode ser engolido pela nuvem.
Tudo isso nos levou a pensar que a Microsoft pode estar pensando em abandonar o mercado de consoles para se concentrar na nuvem, mas isso parece ter sido excluído pela administração do Xbox mesmo em uma reunião recente.
(FYI) Jez Corden has heard that Microsoft had an all-hands meeting recently with Phil Spencer.
They discussed what the future of Xbox looks like, and discussed the rumors of going third-party.
Phil said The decisions we take today, are about ensuring Xbox's future not for years… pic.twitter.com/94YAki1fQq
— Idle Sloth💙💛 (@IdleSloth84_) March 29, 2024
Corden relatou que a divisão realizou uma reunião recentemente, durante a qual Phil Spencer relatou que queria tomar decisões que afetariam não apenas os próximos anos do Xbox, mas as próximas décadas, e essas decisões afetariam não apenas o desenvolvimento contínuo dos games do Xbox, mas também a produção de consoles no futuro.
Corden disse que também recebeu uma mensagem de um alto executivo do Xbox dizendo que, embora existam coisas que deveriam ter sido melhores, não há necessidade de se preocupar se a Microsoft continuará a infundir isso nos videogames.
Segundo relatou o jornalista, os problemas surgidos recentemente também estão ligados à situação económica geral e algumas soluções são consequência direta disso. A mudança de Sea of Thieves para PS5, por exemplo, se deve ao fato de aumentar o fluxo de dinheiro da Rare: o jogo é de fato a principal fonte de renda do time britânico no momento, e expandi-lo para outras plataformas é uma excelente solução para garantir a expansão dos meios de subsistência da Rare numa situação económica difícil.
Basicamente, a Microsoft estaria em busca de maior estabilidade econômica para manter sólida a divisão e lançar jogos menores que podem não fazer a diferença na venda de consoles e segurar outros títulos grandes como exclusivos. Além de que a Microsoft agora tem muitos IPs por ser dona de editoras consagradas da indústria e que pretende adquiri ainda outras.
Embora estas sejam apenas declarações de um jornalista, deve ser dito que Jez Corden demonstrou ter conexões bastante sólidas dentro da Microsoft e do Xbox no passado, então podemos dar algum crédito ao assunto.