A Microsoft anunciou uma nova atualização de segurança para jogadores online chamada Reactive Voice Signaling, que faz parte do programa Xbox Insiders. Além de denunciar comportamentos suspeitos, os jogadores poderão denunciar conversas, chats, textos, imagens e vídeos inapropriados. O objetivo do Xbox é reforçar seu compromisso com a segurança do jogador, focando no chat e nas interações de voz durante o jogo, considerando o grande número de interações que os jogadores têm entre si, tanto com amigos quanto com pessoas fora de seus círculos sociais.
O novo recurso se encaixa no já extenso sistema de moderação do Xbox. Ele permite que os jogadores do Xbox Series X|S e do Xbox One gravem até 60 segundos de comportamento que acreditam ser contra as regras da comunidade e o enviem como evidência para a equipe de segurança do Xbox para análise. A equipe então avaliará o relatório. O jogador que relatou o incidente será notificado sobre a ação tomada pelo Xbox.
O sistema é baseado em um processo “pegue agora, relate depois”, o que significa que os jogadores podem iniciar um relatório enquanto estão no jogo, gravando o áudio e continuando a jogar para minimizar a interrupção do jogo. O vídeo permanecerá no console do jogador por 24 horas, dando a ele a opção de enviá-lo imediatamente ou esperar. O Xbox também enviará um lembrete se o jogador não concluir o processo de denúncia em 24 horas ou se o vídeo for excluído automaticamente.
Esse novo recurso foi desenvolvido após pesquisas e comentários da comunidade, incluindo os Embaixadores do Xbox. Ele será distribuído primeiro no programa Xbox Insiders e posteriormente disponibilizado para jogadores em regiões de língua inglesa, como Estados Unidos, Canadá, Grã-Bretanha, Irlanda, Austrália e Nova Zelândia. A empresa também está explorando e testando a implementação em outros idiomas.