Kojima, via Twitter/X, explicou vagamente o que podemos esperar de seu próximo jogo, OD (codinome Overdose), anunciado no The Game Awards em dezembro de 2023. Ao fazer isso, ele também falou sobre seus games mais antigos.
Sua mensagem completa menciona todas as peculiaridades de seus jogos anteriores e afirma que OD – que lembramos que será um jogo de terror – será “diferente” e “contra a corrente dos tempos”.
It seems I have been acknowledged by creating games that go against the current of the times, such as "hide-and-seek" games where you sneak into a building without being detected by the enemy, or "delivery games" where you enjoy moving around in an open world, For me, the most…
— HIDEO_KOJIMA (@HIDEO_KOJIMA_EN) January 4, 2024
O tweet de Kojima diz, traduzido: “Parece que recebi crédito por criar jogos que vão contra a tendência da época, como jogos de “esconde-esconde”, em que você entra furtivamente em um prédio sem ser descoberto pelo inimigo, ou “jogos de entrega”, onde você se diverte se movendo em um mundo aberto. Para mim, o jogo mais experimental foi “derrotar vampiros fora de sua casa” usando luz solar real. Foi recebido com forte oposição da equipe e até mesmo dentro da empresa. Nesse sentido, ‘OD’ é igualmente diferente.”
Em sua mensagem, Kojima menciona indiretamente uma série de jogos. Em primeiro lugar ele menciona os jogos de “esconde-esconde”: obviamente estamos falando de Metal Gear e suas sequências. Em seguida, ele fala sobre “jogos de entrega”, também conhecidos como Death Stranding.
Ele então fala sobre um jogo em que você tem que “derrotar vampiros fora de casa”, ou seja, Boktai The Sun is in Your Hands. É um dos jogos menos famosos de Kojima: é um título GBA, um RPG de ação que utilizava um cartucho especial no qual havia um sensor que permite recarregar os poderes solares do protagonista ao ficar ao sol.
OD deve, portanto, ser tão distinto quanto os jogos anteriores, pelo menos para os padrões modernos.