Xbox One Anniversary Update: modo mouse, gerenciador de arquivos, memória RAM e Picture in picture

X-Box Slim

A Microsoft lançará a atualização Anniversary para o Windows 10, e por esta comemorar o aniversário de lançamento do novo sistema, é esperado que seja liberada por volta do dia 29 de julho.

Como qualquer dispositivo com Windows 10, serão duas grandes atualizações por ano para o Xbox One, mas é claro que correções menores poderão ser liberadas entrar os updates mais impactantes.

Os usuários do Xbox One do programa Preview já estão contemplando boa parte dessas grandes mudanças, como Cortana, Windows Store (jogos e apps UWP) e tantos outros recursos. Agora o Windowsblogitalia “fuçou” a versão prévia da Anniversary e achou muita algumas coisas bem interessantes.

Gerenciador de arquivos

icone-gerenciador-de-arquivos

Na Anniversary Preview, o Xbox One recebeu um gerenciador de arquivos que até então está oculto. Ele é o mesmo que já vem pré-instalado no Windows 10 Mobile (e não no Windows 10 desktop). Ele não aparece ser totalmente funcional, uma vez que não reconhece arquivos na memória interna.

Entretanto, para HD externo, ele funciona muito bem. O único problema é a falta de aplicativos para abrir os arquivos. Você pode navegar usando o controle do Xbox, mas não terá problemas se utilizar o teclado.

A Microsoft já afirmou que está trabalhando em um novo gerenciador de arquivos, na verdade deverá ser o do Windows 10 Mobile melhorado, tendo em vista que é um UWP e rodará em tudo.

Mouse e teclado: Modo Mouse

mouse-teclado-pc

Como anunciado anteriormente, o Xbox One receberá suporte total para mouse e teclado, tanto no aplicativo, quanto nos futuros jogos. O teclado já é suportado em diferentes aplicativos, enquanto o mouse ainda não. O Xbox One, notoriamente é um console, tem como principal porta de entrada o controle e isso pode levar graves problemas de compatibilidade com muitos aplicativos.

Contudo, a Microsoft introduziu o “Modo Mouse“. Ele fará com que você use o controle do Xbox como se um mouse fosse, os cliques serão ao pressionar o botão “A” em aplicativos UWP.

Quer saber como isso funcionará na prática? Simples, use o Edge e mova o  ponteiro do “mouse”com o controle, é a mesma coisa. Os desenvolvedores poderão desativar esta opção sem problema.

Os aplicativos UWP terão quanto de espaço disponível na RAM?

ram-xbone

Através do app Diagnostics HUB, foram registrados 2,5 GB de memória máxima disponível para o Windows 10 (o One tem 8GB de RAM). Se parece pouco, não se preocupe, os jogos serão publicados apenas através do programa de Xbox@ID e fazer uso de ferramentas de desenvolvimento adequadas para utilizar todo o potencial do console.

Picture in picture vai chegar?

picture-xbone

Este recurso vai funcionar na Anniversary para PC, pode chegar ao Xbox One. Ele permite que você veja um vídeo em uma janela pop-up no canto da tela enquanto faz outras coisas no console. É como se o vídeo acompanhasse suas ações.

Na lista de todos os aplicativos para o console, foi identificado um player de vídeo singular, similar ao player de vídeo padrão do Windows 10. Ao ser aberto o ele sugere a existência do recurso Picture in Picture. Porém, o vídeo não é executado e apresenta erros. Pode ser um bug ou que o recurso não esteja pronto para ser utilizado.

Windows Store

xbox-one-loja-store

A Windows Store para o Xbox One será a mesma versão utilizada no PC e Mobile. A gestão de DLCs está a cargo de outro aplicativo internet “Winle.dows Store”. Os aplicativos sociais, no entanto, serão, pelo menos em parte, desenvolvidos especificamente para serem executado no Xbox One e poderão ser integrados com os aplicativos sociais universais.

Foi notado, de fato, que um desses aplicativos sociais se integraram ao app Contatos do Windows 10.

Considerações finais

Claro que estamos a falar de algo mais profundo no sistema, e só reforça os planos da Microsoft que está declaradamente unificando todos dispositivos em apenas um único sistema. Ainda parece existir confusão em muitas partes, e muita coisa está inacabada. Mais é inegável que o Xbox está cada vez mais próximo do PC.

7 comments on “Xbox One Anniversary Update: modo mouse, gerenciador de arquivos, memória RAM e Picture in picture

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *