Veja as novidades do Xbox One com Windows 10

xbox-nova-interface

Windows 10 é a grande aposta da Microsoft e se estenderá a todos os seus produtos que suportam telas, claro que o Xbox One não ficaria fora dessa.

Não pense que com a chegada do novo sistema operacional ao novo console da Microsoft aconteçam apenas mudanças estéticas. Na verdade um novo console irá nascer e é isto que vamos abordar nesta matéria.

A Gigante dos Softwares não detalhou exaustivamente todas as novidades, mas aos poucos, Phil Spencer e outros membros do alto escalão da empresa liberaram informações preciosas. Sem que falar que o Windows 10 é um sistema que também roda em PCs, tablets e smartphones– logo não é difícil espiar os outros dispositivos para entender aonde a Microsoft quer chegar.

[youtube]PzRcz33WPP8[/youtube]

O que o Xbox One vai ganhar com o Windows 10?

  • Nova interface (que você pode conferir no vídeo acima).
  • O console ficará 50% mais rápido.
  • Terá a assistente digital da Microsoft e uma das personagens mais marcantes do jogo Halo – Cortana. Ela funcionará até mesmo durante uma jogatina. Você pode perguntar se seu amigo está online e usá-la como garota de recados, pode pedir para que ela grave e compartilhe seu gameplay e até mesmo se ela vai casar com Master Chief, sério! Cortana tem uma inteligência artificial avançada, não possui uma voz robótica, não carece de comandos predeterminados (fale naturalmente) e tem um comportamento muito humano, assim como em Halo onde a personagem parece ser mais humana que o próprio Master Chief. Para utilizar a assistente por voz será obrigatório o uso do Kinect.
  • A nova dashboard também trará notícias sobre os games, vídeos compartilhados e quais amigos jogaram recentemente.
  • Haverá um menu lateral, que permite que o jogador entre em contato com seus amigos sem sair do jogo, chamdo de “menu rápido”. Nele você conta com um acesso rápido para ver quem está online, suas mensagens, notificações e algumas configurações rápidas. O “menu rápido” também será acessível durante o jogo, basta dar um duplo toque no botão com o logo do Xbox.
  • Diante da unificação do sistema, espera ver muito jogos onde será possível jogar com o pessoal dos PCs – tudo junto e misturado, claro que o público dos computadores deverão utilizar o controle do Xbox para ter uma justa disputa.
  • Xbox One deverá ter compatibilidade com mouse e teclado. A Microsoft ainda irá especificar como isso vai funcionar. Porém, atualmente tanto o One quanto o Xbox 360 já suportam teclado. Então esperam algo mais profundo.
  • Avatares também estão retornando. Dentro do aplicativo Xbox você vai ser capaz de mexer com seu avatar, personalizá-los, fazer download de itens. O uso de avatares tem sido limitado até agora no do Xbox One, mas isso vai mudar em breve.
  • DirectX 12, além da nova API facilitar a vida dos desenvolvedores ao criarem jogos para o Xbox One, acima de tudo, facilitará a portabilidade. Esperem mais jogos de PCs indo para o Xbox One, vamos falar melhor disso no final da matéria.
  • Comunidade: a nova opção mostrará principalmente a atividades de seus amigos, mas uma barra à direita da tela irá mostrar o que é tendência na Xbox Live – os jogos que estão sendo mais jogados ou os vídeos que estão sendo mais baixados e compartilhados. Há certamente um aspecto de rede social em tudo isso.
  • Novo navegador. Os donos do Xbox One terão o Microsoft Edge,  já podem considerar o Internet Explorer como falecido. O novo navegador da Microsoft é muito rápido e cheio de recursos, inclusive integrado com a Cortana.
  • Nova loja. A loja é universal, então esperem uma loja remodelada. Não sabemos ainda até que ponto a Microsoft vai chegar, mas que é bem possível que aplicativos e jogos para PCs e smartphones aparecem por aqui.

[youtube]DI4QVOaLCWk[/youtube]

Tomb Raider, Windows 10 e DirectX 12:  qual o benefício para o Xbox One?

tomb-raider-lara-croft-box-art

A nova API gráfica DirectX 12 que chegará ao Xbox One por intermédio do Windows 10 trará muitas melhorias – Você quer jogar com resolução  4k, 120 frames por segundo ou aquelas CG’s da Ubisoft? Talvez isso não será possível nesta geração, espere o próximo console. Os benefícios do DX12 são outros e mais importantes que isso.

A Microsoft pretende facilitar a portabilidade de jogos do PC para o Xbox One, legal… e daí? Mas com o DX12 a linguagem será tão similar que ficará irresistível um desenvolvedor se esquivar do Xbox One ao escolhe a plataforma para jogo já que os custos com o desenvolvimento serão baixos, além disso, por ter uma loja unificada, pode esperar Cross-Buy entre as plataformas, ou seja, compre um jogo para PC e poderá baixá-lo no Xbox One. Não tenha dúvidas, a Microsoft quer isso.

Claro que vamos ver melhorias gráficas nos consoles, afinal a programação do Xbox One foi feita pelas coxas para ser lançado junto com o Playstation 4, o novo console da Microsoft foi feito para o Windows 10, e é com este sistema que o avanço será alcançado.

windows-10-xbox-one

Ainda não entendeu o motivo da Valve criar a Steam Machine? De falar mal do Windows 8? Acharia que ela comentaria isso sem nenhuma intenção? Simples, ela viu o estrago que a Microsoft pode fazer com uma loja unificada – afinal a Microsoft vai vender jogos para o PC. Só que a loja do Windows 8 foi mal pensada, a do Windows 10 está mais visível, organizada e montada em um sistema muito promissor.

E onde Tomb Raider entra nisso? Você acha que a Microsoft comprou a exclusividade de Rise Of The Tomb Raider para o Xbox? Não, ela pagou para o Windows 10. Muita gente pensou que isso seria um péssimo investimento, quem pensa isso não conhece a nova Microsoft. Para entendê-la você deve pensar em conjunto. Todos os produtos estão trabalhando para um bem maior, Windows 10. Com o sucesso desse sistema, todos os seus produtos também pegarão embalo.

Rise Of The Tomb Raider, nos PCs, é exclusivo do Windows 10. Logo para jogá-lo você não pode usar o Windows 7 ou 8, claro. E quando a Microsoft libera um jogo do Xbox para o PC, não pense que é ruim, é para um bem maior. Se as pessoas utilizam o Windows 10 para jogar, a API DirectX 12 será mais utilizada e dessa forma o Xbox One ganha também. Aliás, tablets ganham e até mesmo smartphones que herdarão no mínimo jogos indies dos consoles.

A Microsoft vai dar o sangue pelo novo Windows, é o “um por todos e todos por um” gritado pelos seus produtos. Se ela atingir a meta de 1 bilhão de dispositivos com Windows 10 em 2 ou 3 anos seus produtos estarão imbatíveis. Esperamos que ela consiga.

Disponibilidade 

O Windows 10 chegará ao Xbox One nesta primavera, ou seja, do final de setembro até o dia 21 de dezembro. A Microsoft divulgou isso hoje (27). Usuários do programa preview deverão receber de forma antecipada.

35 comments on “Veja as novidades do Xbox One com Windows 10

  1. Microsoft mostrando força total, e q a loja do unificada seja mais promissora do q se imagina… Torcendo de mais por isso, pois nossos smarts também agrade e muito…

    1. Será q a MS vai conseguir driblar os impostos de jogo de azar? Se o cross buy funcionar poderemos na teoria comprar a versão de PC e ativar a do one.

      1. Na vdd os preços altos não são só impostos… muito é também pela ganância das empresas de querer lucrar mais. Se a microsoft quisesse poderia vender os jogos mais baratos sim!!

        1. Mas empresa é feita pra dar lucro… Cara. A margem de lucro é mesma entre console/PC a diferença é q um é jogo de azar e o outro é software.

          Jogo de azar tem imposto de 260%
          E software quase 0

    1. Garanto que mesmo sem o Windows 10, vc não vai se arrepender de entrar no One! Mas com Windows 10 a porra vai ficar seria!

      1. Isso eu tenho certeza, estou triste por que recebi o convite pra festa do Windows 10… Mas não terei como ir… Puxa, seria um evento pra toda vida, estou infinitamente triste por isso. 🙁

  2. Ansioso pra atualizar meu xone 🙂

    Mas enquanto isso não acontece, galera me add na live pra gente jogar umas partidinhas de pes gametag: je0mestre

  3. Por mais que eu simpatize com o Xbox e goste do WP, a loja da Microsoft não tem chances contra a Steam, com ou sem ecossistema integrado. A GFWL foi um fracasso, a Loja Win 8 idem. O gamer de PC viu isso e não vai mais arriscar… E também, a Steam se consolidou como a queridinha dos mesmos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *