O Xbox One poderia conquistar o mercado de consoles na próxima geração. Principalmente porque, de acordo com Pachter, a Microsoft entende onde está indo o setor de videogames, aproximando-se cada vez mais do sistema de PC. Mas isso não significa que os consoles irão desaparecer; Xbox e Sony e, claro, a Nintendo continuará a lançar consoles. É algo que os clientes sempre pedem. No entanto, Pachter também aponta que a Microsoft entende que o vínculo entre o PC e os consoles está se tornando mais estreito e que o Xbox One, com o Xbox Play Anywhere, vai tirar vantagem disso para transformar o mercado na próxima geração.
“A Microsoft entende que estamos migrando para uma estrutura semelhante ao PC, por isso lançou o Xbox Play Anywhere para Windows 10. E eu acho que a Microsoft vai aumentar a importância do Xbox Play Anywhere no próximo ciclo do Xbox”.
Pachter também aproveitou a oportunidade para comentar sobre outros duas grandes joias do Xbox: Xbox Game Pass e retrocompatibilidade. Como mencionado, com o Xbox Game Pass, a Microsoft está criando algo diferente; algo que se afasta do modelo clássico de assinatura e permite que os distribuidores maximizem suas receitas.
O analista acredita que a retrocompatibilidade melhorou este sistema. Graças a isso, os jogadores gastam dinheiro em jogos antigos. Mas não apenas isso, mas também é provável que esse mesmo consumidor gaste dinheiro em DLCs e microtransações.
“É bom tanto para a Microsoft quanto para o distribuidor que os usuários estejam interessados em jogos antigos. Se você jogar Red Dead Redemption, um jogo de 2010, quais as chances você tem de comprar Red Dead Redemption 2? Eu acho que muitas.