Os rumores sobre um possível Xbox portátil no estilo “Nintendo Switch” ganham uma certa consistência se olharmos também para o grande interesse de Phil Spencer, responsável pela Microsoft Gaming, relativamente aos jogos para celulares, tanto ao nível do hardware dedicado como da adaptação de software e serviços.
Uma entrevista recente com Spencer publicada pela Polygon por ocasião da GDC destaca este aspecto: o chefe do Xbox expressou sua intenção de fazer dispositivos portáteis como consoles reais. “Quero que meu Lenovo Legion Go seja como um Xbox”, disse ele ao Polygon, explicando que ao usar o dispositivo ele notou uma série de coisas que gostaria de poder mudar para obter uma verdadeira experiência de console portátil Xbox em um dispositivo como esse.
Por outro lado, a ideia de um verdadeiro Xbox portátil vaza essencialmente nesta entrevista, na qual Spencer revela que está trabalhando com a equipe de hardware do Xbo , liderada por Roanne Sones, levando em consideração “diferentes formatos e coisas que poderíamos fazer”, especialmente coisas que também poderiam atrair novos jogadores.
A equipe de hardware do Xbox está considerando “diferentes formatos de hardware. (..) O que devemos construir para encontrar novos jogadores? Isso permitirá que as pessoas joguem em momentos em que não podiam jogar [no passado]?”, Phil Spencer disse.
O fato de entender o setor portátil parece praticamente certo para Spencer, mas ainda não está decidido como: conforme relatado pelo chefe do Xbox, isso pode acontecer de acordo com um dos dois caminhos principais, ou seja, o do hardware, com a própria marca Xbox produtos, e o de software, com adaptação específica da plataforma Xbox para dispositivos portáteis produzidos por outras empresas.
Spencer explicou que usa frequentemente laptops Valve, Lenovo e Asus, e que está muito satisfeito com eles, com alguns defeitos que podem ser atribuídos sobretudo à experiência do Windows no laptop, que ainda não é ideal e, portanto, precisa ser melhorada. deste ponto de vista.
A visão de Spencer é portanto ampla e abrange os jogos para PC em diferentes formas, mas é inegável que a discussão parece insistir um pouco em soluções especificamente portáteis, incluindo também a possibilidade de um videogame Xbox especificamente concebido para ser usada em movimento.
Na verdade, apenas nos últimos dias ressurgiu o rumor de que a Microsoft está experimentando protótipos portáteis do Xbox e, considerando as dificuldades encontradas no estabelecimento do mercado de consoles padrão que todas as fabricantes tradicionais lutam para crescer, esta pode ser uma ideia muito interessante.