O Xbox está presente no Japão há mais de 20 anos, mas a marca nunca conseguiu romper tanto quanto seus concorrentes Nintendo e Sony neste território tão específico. No entanto, e ao contrário da geração Xbox One, a marca está vendendo mais Xbox Series X|S do que nunca no momento.
Os números da Famitsu mostram vendas muito boas para os consoles Xbox na semana passada, já que mais de 6.000 Xbox Series X e Xbox Series S foram vendidos.
É o Xbox Series S que encontra a maioria dos compradores, sendo o console mais disponível e mais barato. 566 Xbox Series X foram vendidos na semana passada contra 5459 Xbox Series S, uma proporção de quase x10 em favor do console branco menor. No total, ainda é o Xbox Series X que domina o território contra seu irmão mais nova com 95.856 unidades vendidas contra 88.678 do Series S. A tendência deve ser revertida nas próximas semanas.
Como John Welfare aponta no Twitter, esta é a primeira vez que o Xbox vendeu tantos consoles no Japão desde 2010, excluindo as semanas de lançamento do console.
Ainda estamos longe dos 24 milhões de Nintendo Switch ou do milhão e meio de PS5 vendidos no Japão, mas os 184.000 Xbox Series X|S vendidos até o momento mostram interesse renovado na marca Microsoft. Esse número já é superior às vendas do Xbox One, mas será necessário esperar um pouco mais para equalizar as vendas do Xbox 360 que já ultrapassaram 1,6 milhão de cópias no país.
Em outubro passado, o Xbox confirmou que o mercado japonês era seu mercado de crescimento mais rápido e apenas alguns dias atrás estávamos falando sobre “produtos inovadores” em andamento pelas equipes da Xbox Publishing no Japão. A Microsoft parece estar colocando as probabilidades do seu lado para invadir ainda mais a terra do sol nascente, como evidenciado, por exemplo, pela localização japonesa dos próximos jogos Starfield e Redfall.