Após a aquisição da Activision Blizzard, a Microsoft e a Team Xbox agora têm mais estúdios (e jogos) do que nunca. Se houvesse alguma preocupação sobre como tudo isso seria gerenciado ou se certas franquias seriam ofuscadas por outras, aparentemente não há necessidade de se preocupar.
Falando recentemente no podcast The Fourth Curtain’, o presidente de conteúdo de jogos e estúdios do Xbox, Matt Booty, revelou como a Microsoft foi rápida em esclarecer com suas novas equipes da Activision, Blizzard e King como “todos eles são importantes” e todos os seus jogos são importantes.
E esta é geralmente a abordagem que a Microsoft vem adotando há algum tempo. Veja como Matt explica:
“A primeira coisa é o quão importante é que todos os jogos sejam importantes. Por um lado, você tem essas grandes franquias como Skyrim, como Halo, você tem essas coisas que existem há 20 anos… em do outro lado você tem Tim Schafer fazendo jogos como Psychonauts e então você tem equipes como a Obsidian que fez Pentiment.
“Esses dois extremos e tudo o mais importam. Nosso trabalho é criar um sistema de estúdio onde todas essas coisas coexistam e criamos um lugar onde as pessoas criativas sintam que estão seguras e apoiadas e que podem ser elas mesmas, elas podem fazer seu melhor trabalho, e essa criatividade não é apenas uma espécie de possibilidade de se tornar uma inevitabilidade… Seja Psychonauts e Pentiment, seja State of Decay, seja Gears of War, seja Flight Simulator, nós apenas temos tal uma variedade e tudo isso importa porque acho que todos esses jogos ajudam a contribuir para um portfólio saudável… Não existe esse senso de hierarquia, onde o destino final é que todos trabalhem em Halo. “
Conforme observado por Booty, a Microsoft e sua divisão Xbox também não irão necessariamente empurrar equipes menores para outros projetos como Halo. É mais uma questão de deixar essas outras equipes fazerem suas próprias coisas com total liberdade criativa.
Muitas equipes pertencentes à Microsoft discutiram os benefícios de trabalhar sob a bandeira do Xbox. Ainda ontem, por exemplo, o líder da inXile Entertainment falou sobre como o estúdio poderia agora se concentrar mais nos aspectos criativos do negócio. O estúdio recém-adquirido Blizzard também mencionou como está ansioso por mais independência.
O que você acha do fato de a Microsoft e o Xbox gerenciarem tantos estúdios de jogos? Como você acha que será a liderança das equipes da Activision, Blizzard e King após sua recente reestruturação de liderança? Deixe sua opinião nos comentários.