Se você tem um Xbox e um PC, sabe que o Xbox Play Anywhere é um ótimo recurso. É uma iniciativa da Microsoft lançada em 2016 que permite aos jogadores comprar um jogo digital uma vez e jogá-lo no Xbox e no PC com Windows 10/11 sem custo adicional, enquanto continuam seu progresso. Durante o Xbox Asia Developer Sessions, Agnes Kim, chefe de estratégia de marketing da plataforma Xbox, compartilhou sua perspectiva sobre a importância desse recurso.
Agnes Kim se dedica a expandir a plataforma Xbox para mercados emergentes, especialmente no Leste e Sul da Ásia. Ela está aumentando seus intercâmbios com criadores locais para fortalecer laços tecnológicos e editoriais, com o objetivo de enriquecer o ecossistema do Xbox como um todo, seja no console, no PC ou via cloud gaming. Sempre em movimento, ela alterna entre Estados Unidos, Coreia, China e outros países do continente asiático.
Em um artigo do 4Gamer, ficamos sabendo que durante o Xbox Asia Developer Sessions, ela explicou que percebe o mercado asiático como “muito diverso e impossível de reduzir a uma única definição”.
Por exemplo, ela observa que na China e na Coreia, os jovens costumam jogar em grupos durante o tempo livre, enquanto na Índia, os jogos para dispositivos móveis são o gênero dominante. Na Indonésia, mesmo que alguns títulos como Coffee Talk ou A Space for the Unbound sejam conhecidos internacionalmente, há uma grande riqueza de produções, muitas vezes menos visíveis fora do país.
Para ela, o desenvolvimento de mercado exige fortes raízes locais. Não se trata apenas de aumentar o número de usuários por meio de promoções ou assinaturas, mas sim de envolver estúdios locais, entender suas realidades culturais e econômicas e oferecer a eles suporte que lhes permita se tornar uma parte duradoura do ecossistema do Xbox.
É com isso em mente que a Microsoft oferece serviços como o Game Pass, que dá acesso a uma grande biblioteca de jogos por meio de assinatura, além do programa ID@Xbox, criado para facilitar o desenvolvimento e a publicação para estúdios independentes.
Essas iniciativas são parte integrante da estratégia do Xbox Play Anywhere, que visa oferecer aos jogadores a liberdade de aproveitar seus jogos a qualquer momento, na plataforma de sua escolha. Agnes Kim, no entanto, especifica que essa abordagem continua opcional para desenvolvedores. Os jogos apresentados durante o Xbox Asia Developer Sessions são lançados no Xbox, mas também no Steam, dando aos estúdios a escolha de soluções de distribuição.
Embora este evento se concentre em países como Indonésia, Tailândia, Cingapura e Coreia, isso não significa que outros territórios como Japão ou China fiquem de fora. Por outro lado, os criadores japoneses que desenvolvem no PC também podem se beneficiar do programa ID@Xbox e aproveitar os eventos organizados pela plataforma para promover seu trabalho internacionalmente.
Agnes Kim concluiu sua apresentação reafirmando o compromisso do Xbox em continuar expandindo o alcance do programa Play Anywhere, acreditando que isso ajudará a expandir todo o ecossistema e, ao mesmo tempo, alcançará um público cada vez maior ao redor do mundo.
Resta saber como essa participação irá evoluir nos próximos anos.