Rima Alaily, vice-presidente corporativa do Competition Law Group da Microsoft, disse à Axios que a empresa Xbox encomendou uma pesquisa YouGov em janeiro, descobrindo que apenas 3% de todos os jogadores do PlayStation mudariam para o Xbox, caso tornasse a série exclusiva para sua plataforma após a conclusão. do acordo com a Activision Blizzard .
Com base nisso, Alaily afirmou que Call of Duty era “muito pequeno para prejudicar a capacidade da Sony de competir e muito pequeno para tornar uma estratégia de retenção lucrativa para o Xbox”.
Conforme observado pela Axios, o estudo conduzido em nome do CMA pela DJS Research em dezembro de 2022 afirmou que cerca de 15% dos “jogadores ávidos de Call of Duty do PlayStation” (jogando pelo menos dez horas ou gastando pelo menos $ 100 na série no passado ano) mudaria para o Xbox.
As próprias descobertas da Microsoft sugeriram um valor menor de 10%, ao pesquisar se os jogadores de Call of Duty que consideravam a franquia como uma de suas duas favoritas trocariam de console por motivos de exclusividade.
O CMA afirmou originalmente que “o PlayStation provavelmente perderá uma parte significativa” da Microsoft tornando Call of Duty um console exclusivo do Xbox. Com esta pesquisa encomendada pela Microsoft rebate esse argumento e torna uma nova linha de defesa da Microsoft contra o órgão do Reino Unido e Sony.
O relatório final da CMA sobre o acordo com a Activision Blizzard deve ser entregue até 26 de abril, um dia após o novo prazo da UE.