Em 2014, o departamento de jogos eletrônicos da Marvel estava procurando desenvolvedores em potencial para capitalizar adequadamente seu IP, após um período com a Activision. O Xbox era uma dessas opções, mas a empresa recusou a chance, de acordo com trechos de um livro recém-publicado.
‘ The Ultimate History of Video Games, Volume 2 ‘ foi lançado no ano passado e, de acordo com uma postagem do fórum ResetEra, contém discussões sobre os jogos da Marvel e como eles acabaram nas mãos da Insomniac Games, do PlayStation.
O que ele precisava era de um parceiro de publicação que não tivesse adotado a mentalidade de “jogos licenciados de baixa qualidade”. Ele precisava de uma empresa com foco em investimentos de longo prazo, uma empresa com interesse que se beneficiaria com a construção de uma franquia. Esse parceiro precisaria ter um grande grupo de talentos, compromisso com a qualidade e bolsos inesgotáveis. Havia três empresas que se encaixavam nessa descrição. Uma delas, a Nintendo, desenvolveu principalmente jogos baseados em suas próprias propriedades intelectuais.
Sendo do console first-party no meu passado, fiz conversas em ambos os lados, Xbox e PlayStation, e disse: “Não temos grandes acordos de console com ninguém agora. O que você gostaria de fazer?” A estratégia da Microsoft era focar em seu próprio IP. Eles passaram.
Sentei-me com esses dois executivos do PlayStation, Adam Boyes e John Drake, em agosto de 2014, em uma sala de conferências em Burbank. Eu disse: “Temos um sonho de que isso é possível, que podemos vencer Arkham e ter pelo menos um jogo e talvez vários jogos que possam impulsionar a adoção de sua plataforma.
O que veio desse sonho, eventualmente, foi o Homem-Aranha da Insomniac, da Marvel, junto com seu sucessor Miles Morales e o próximo jogo Wolverine. A Marvel sem dúvida ficará satisfeita com a mudança para a Sony, mas não podemos deixar de pensar ‘e se o Xbox aproveitasse essa oportunidade?’
No final, não aconteceu e nunca saberemos o que poderia ter sido. É interessante, porém, que na época, a Sony entregou as coisas para a Insomniac, que era independente na época e havia acabado de trabalhar com a Microsoft no brilhante Sunset Overdrive.
Por enquanto, parcerias deste tipo temos da Bethesda com a marca “Indiana Jones“, jogo que está sendo desenvolvido pela MachineGames e não sabemos se a Microsoft pretende fazer mais acordos deste tipo no futuro.
Quais estúdios do Xbox você gostaria de ver trabalhando nos jogos da Marvel? Deixe-nos saber abaixo.