Recentemente, o Twitter começou a cobrar pelo uso de sua API oficial em seus vários aplicativos e programas de terceiros, o que levou a uma série de iniciativas de reação, como a decisão da Microsoft de não mais oferecer suporte à plataforma por meio de seu Digital Market Center.
A questão parece não ter sido bem recebida por Elon Musk, num verdadeiro confronto direto entre o patrão da Tesla, SpaceX e Twitter e a empresa de Redmond. Musk rebateu com uma referência confusa ao fato de que a Microsoft treinou ilegalmente sua inteligência artificial usando dados retirados do Twitter, pretendendo assim levar a Microsoft ao tribunal por tal uso não autorizado.
Não está claro se tudo isso é apenas uma provocação destinada a não ter seguimento, mas enquanto isso a reação da Microsoft tem sido cortar os laços com o Twitter, evitando pagar pelo uso da API e, de fato, separando a plataforma de todas as várias integrações diretas.
Nesta iniciativa, o Xbox também foi prejudicado: a partir de agora não é mais possível fazer upload direto de vídeos de gameplay gravados no Xbox e no PC no Twitter, tanto no que diz respeito ao software do sistema do console quanto ao Windows PC Game Bar.
Por enquanto, manteve-se a possibilidade de compartilhar esses vídeos no Twitter por meio do aplicativo Xbox para Android e iOS, mas dada a tendência, não se diz que esteja destinado a permanecer por muito tempo.