Stalker 2: Heart of Chornobyl será lançado em novembro para PC e Xbox Series X|S, após muitos anos de espera dos fãs, bem como obstáculos, incluindo alguns tão não tradicionais quanto a guerra da vida real, desafiando a equipe ucraniana ao longo do caminho. Hoje, a GSC Game World está pronta para fornecer uma longa visão do jogo, particularmente no que se refere ao seu enorme cenário de mundo aberto repleto de marcos da vida real, esquisitices de ficção científica, monstros irradiados e uma infinidade de segredos para descobrir.
O vídeo de 35 minutos mostra muito gameplay, muitas vezes destacando a liberdade concedida ao jogador. Muitas das atualizações tradicionais de um jogo, como novos equipamentos, armas e acessórios, não são presenteadas ao jogador por simplesmente progredir na história do Stalker 2. Em vez disso, eles geralmente ficam escondidos em vários cantos do cenário do leste europeu e exigem que jogadores curiosos os procurem.
A equipe também se gabou de que alguns locais que retornam de jogos anteriores da série estão agora disponíveis para explorar pela primeira vez, como um porão de igreja que foi visto de fora, mas nunca acessível. Em Stalker 2, no entanto, ele e outros lugares como ele podem ser acessados e vasculhados. Esse nível de detalhe se deve à missão da equipe de se superar. “Tivemos que olhar constantemente para o sucesso do desenvolvimento dos primeiros jogos”, disse o diretor do jogo, Ievgen Grygorovych, “porque não podemos produzir nada pior do que isso. Só podemos fazer melhor.”
Para esse fim, o comportamento dos inimigos da IA também é um ponto de ênfase. No diário do desenvolvedor, GSC Game World ilustra como os inimigos não percebem facilmente onde um jogador furtivo pode estar se escondendo. Alguns jogos furtivos criam comportamentos de IA para se aproximar de um jogador escondido e desafiá-lo diretamente a ficar fora de vista, mas em Stalker 2, um jogador bem escondido que não dá pistas sobre seu paradeiro pode permanecer escondido. Se os inimigos sentirem o cheiro de um perseguidor furtivo, eles primeiro levantarão a hipótese de onde podem estar se escondendo, fazendo suposições que podem estar certas ou erradas. Esses comportamentos mais sutis soam como se ainda levassem a momentos emergentes, e talvez o façam ainda melhor do que alguns jogos como esse, dado o caminho mais imprevisível dos inimigos.
A GSC Game World admite que criar um jogo com um nível de liberdade que Stalker 2 possui é, em um nível técnico, “muito difícil” e “demorado”, já que a equipe deve levar em conta todos os passos possíveis que o jogador pode dar no mundo aberto e, em seguida, recompensá-los adequadamente por fazê-lo, na forma de novos desafios ou recompensas.
Stalker 2: Heart of Chornobyl será lançado no Xbox Series X|S, PC e Xbox Game Pass em 20 de novembro.