Xbox Scorpio será um PC/Console híbrido?

xbox-scorpio

No final de tudo, é isso o que o público gamer quer saber, pois se caso isso seja confirmado, teremos implicações sérias na industria dos games.

Antes de tudo, é bom lembrar que o CEO da Microsoft, Satya Nadella, reiterou que no final de tudo só teremos um único Windows em seus dispositivos. Atualmente, o Xbox One já roda uma versão customizada do Windows 10 criada especificamente para o console da empresa, e ele já é capaz de não rodar apenas jogos UWP, mas também os novos aplicativos modernos do Windows. Para quem ainda não sabe, o UWP tenta ser o sucessor do EXE dos programas tradicionais do legado do Windows, formato este dos jogos da Steam.

O Fim das Gerações de Consoles Xbox

Foi isso o que a Microsoft prometeu na E3 2016 ao revelar o Scorpio, e não é difícil de imaginar a razão. Com o novo formato UWP, os jogos não são feitos necessariamente para o Xbox ou para o PC. Na verdade, os jogos são feitos para o Windows 10, e foi justamente por isso que vimos jogos como Gears of War 4 e Forza Horizon 3 no PC, tais jogos são UWP, mas atenção, não funcionam em qualquer PC, este tem que estar com o Windows 10.

Não existem gerações de PCs no aspecto dos games, e como o Xbox roda a plataforma UWP, o sucessor do EXE, o console está cada vez mais próximo do que vimos no Windows desktop e Steam.

A Microsoft não vai criar jogos para o Xbox Scorpio, ela vai fazer jogos UWP e qualquer máquina que tiver Windows 10 poderá rodar tais gamesse tiver hardware suficiente para tal. Antes, a Microsoft criava jogos específicos para o Xbox 360 e Xbox One, não espere mais por isso, as gerações estão acabando.

A convergência no software

xbox-n64-nintendo

O Xbox não é nem de longe o único dispositivo da Microsoft que tem sentido os efeitos dessa unificação. Por exemplo, o Surface Pro, um 2-em-1 que mistura a experiência PC com os tablet e que tem feito sucesso, até a Apple quis copiar a ideia com o iPad Pro. Outro exemplo foram os Lumias, que com o recurso Continuum podem ser usados como PCs da Plataforma Universal para os clientes corporativos da empresa.

alcatel-idol-4s-continuum

Kobo-eBooks

surface-studio-2

O novo CEO da Microsoft ainda prometeu telefones com um formato totalmente diferentes dos atuais, uma categoria nova e que será algo híbrido entre PC e smartphone.

No final do ano passado, a Microsoft misturou um PC desktop com um tablet e espantou a todos como um dos produtos mais inovadores do ano, estamos a falar do Surface Studio.

Notem, o Windows 10 está adquirindo um formato mais universal que torna viável criar novas categoria de produtos graças a sua versatilidade. Logo, um sistema híbrido, talvez seja melhor utilizado com um hardware híbrido.

Phil Spencer

phil-spencer

O chefe do Xbox já pensou num console híbrido para o futuro da marca. No início do ano passado, ele provocou que no futuro (Scorpio???) poderíamos trocar as peças dos consoles assim como os PCs fazem, mas garantiu que não venderia consoles com chave-de-fenda, seria algo simples (modular??) que não estragaria a comodidade dos consoles. Isso não é uma confirmação. Spencer só jogou essa ideia para o público debater.

Para “piorar”, ele prometeu que vai entregar suporte mouse e teclado para jogos isso é coisa de console??

>>> Veja Phil Spencer afirma que mouse e teclado no Xbox One combinará com Xbox Play Anywhere 

Ser híbrido é bom?

xbox-play-anywhere

Em questão de software, já é passível dizer que o Xbox tá cada vez mais parecido com o PC, mas não perdeu a comodidade e nem a simplicidade de um console para a sala da sua casa. O Xbox Play Anywhere é mais um reflexo disso, um jogo verdadeiramente UWP roda nos PCs e consoles, logo o desenvolvedor só pode cobrar uma vez por isso. Temos a união dos PCs e consoles. Isso representa menos trabalho para os desenvolvedores para atingirem um maior público.

Também é dar ocross-buy” ao consumidores, muitos games não são exigentes e você pode rodar notebooks convencionais. Se souber usar, é uma ótima vantagem.

A Apple já duvidou do formato híbrido ao dizer que a linha Surface era algo como misturar uma geladeira com uma torradeira. Por ironia do destino, como dito acima, teve que assumir que a Microsoft estava certa ao lançar o iPad Pro (tablet com teclado e caneta).

O Xbox Scorpio por rodar a próxima linguagem dos softwares para PCs (UWP) poderá ter que se adequar a essa realidade. Suportar mouse e teclados para games que exigem isso, pois saíram jogos UWP que exigirão isso. Além disso, a Microsoft tem que mostrar um melhor custo-benefício que um PC gamer, inclusive a longo prazo com um preço atrativo ou com a troca de peças para que não se torne necessário a troca de consoles da mesma forma que os celulares para acompanhar a evolução da tecnologia.

Existem indícios da convergência de hardware?

acer-holo-mixed-reality

Sim, muitos, além das declarações de Spencer acima, a Microsoft disse que os dispositivos de realidade mista compatíveis com o Windows 10 Creators funcionarão no Xbox Scorpio e Xbox One em 2018. Tais periféricos eram destinados apenas aos PCs.

Existem ainda novos PCs que possuem conexão Xbox Wireless e dessa forma não precisam de adaptadores sem fio para se conectarem a controles Xbox sem o auxílio de cabos. O hardware dos PCs e consoles estão cada vez mas parecidos.

Notem, a Microsoft está convergindo os PCs com os consoles, e os próximos capítulos dessa fusão podem ser revelados na E3 2017 ou nos próximos meses. Claro, o Scorpio pode ou não ser uma máquina híbrida, mas acreditamos que a Microsoft não vá parar essa convergência agora.

24 comments on “Xbox Scorpio será um PC/Console híbrido?

  1. E que venha Scorpio, com Teclado Mouse e rodando Biblioteca de PC Inclusive Street Fighter V adeus Exclusivos da Sony, vai rodar os jogos da concorrente de forma legal sem implicações e os Gamers que vão se beneficiar caso seja hibrido

    1. Pois é !!! Tem até espelho rodando WIN 10…pq não PC-Game ou Game-PC que seja, como vc descreve ? Será normal tal tipo de máquina daqui uns anos.

    2. No final das contas qual a diferenca entre pc bom com win10 e controle de xbox vs xbox scorpion?
      Se o scorpion rodar a plataforma do steam e win10 classico eh a mesma coisa.

  2. Mano, ce tá indo longe demais com esses PC-alguma coisa..

    é PC-celular, PC-console.. daqui a pouco vai ter o PC-televisão, PC-carro

    quando a MS lançar um desktop aí vai ter um PC-pc

    1. Não dê ideias…elas podem se tornar realidade (pra sua tristeza…rs)…porém vc não receberá porra nenhuma pelas “patentes”…rs.rs.

      1. Que realidade? Se eu quiser um PC pra jogar eu compro um PC pra jogar, se eu quiser um console (oohhh, eu tenho um Xbox) eu compro.

        e pq diabos eu ia qrer receber alguma coisa pelas patentes?

    2. Não é complicado imaginar que os dispositivos irão evoluir para alguma outra coisa, na verdade tem que ser muito ignorante para achar que as coisas serão como é hoje.

      Talvez não seja PC-Console já que isso é apenas uma denominação momentânea de ama coisa desconhecida ou mesmo que nem vira.

    3. Só aceita as mudanças o mundo não é do jeito que você quer, existem diferentes pessoas que ocupam cargos na Microsoft, se você quer algo do seu jeito vá atrás e faz, ao invés de vim aqui fazer com que aceitem sua visão e opinião, é a opinião do redator, cabe a você lê a matéria e entender o que ele quer passar ou tirar a sua própria conclusão, não fica criticando a visão do cara!.
      Tudo é um computador(PC) a única coisa é que a Microsoft quer desenvolver um sistema único para os dispositivos, é fácil de entender, assim ela não vai precisar gastar mais com divisões de equipes para manter um sistema designado para tal hardware, e isso vc querendo ou não é uma evolução perante a comunidade tecnológica ! e acredite muitos vão imitar a Microsoft !

  3. Um console estiloso que posso por ele em pé do lado de um grande monitor 4k, seria interessante se ele custar 399 dólares e rodasse Windows completo.
    Só que isso iria quebrar a indústria de PCs.
    A não ser se virar padrão e as OEMs seguirem o mesmo caminho.

  4. Partindo desta ideia a microsoft precisa tomar cuidado pois ela estará acabando com o xbox, e entrando em uma nova batalha…. Contra as fabricantes de PCs….afinal o Scorpio eata mais para PC, do que para Console….
    Talvez o tiro da MS saia pela culatra… Igual saiu quando resolveu competir com as fabricantes de celular… Comercializando o xbox, igual um PC a M$ pode dar ciclos de vida maiores ao console, mas ela nao vai deixar de lançar versões a cada determinado tempo, pq mais modular que possa ser, sempre vai existir a limitação da arquitetura atual….
    Resumindo,… Tudo ainda é um misteriooo

  5. Estamos em um momento do mercado em que ninguém sabe direito pra onde as coisas vão. Eu fiz minha aposta na Microsoft pq a achei mais consistente, mas nem sempre a melhor proposta vence.

    O Tim Sweeney disse que os consoles se tornarão irrelevantes no futuro, mas quero ver até qdo o mercado de PC vai se sustentar com ganhos gráficos e de performance cada vez menores pro tanto que se gasta, mesmo pq a maioria dos jogos relevantes no PC (que são basicamente os jogos usados no e-sports e os jogos fáceis de modificar como Doom e Minecraft) são bem leves, não possuem efeitos extraordinários, e creio que um Scorpio da vida poderia rodar algo como um Overwatch até mesmo a 4K e 60 fps.

    1. A verdade é bem que, quanto melhor a historia menos precisamos de gráficos….. Nao digo que nao ligo, mas o que temos hj em dia aliado a uma historia primorosa me satisfaz….
      Melhor que muito jogo linfo, mas com enredo tosco….

  6. Eu prefiro que consoles continuem sendo consoles, com suas diferenças perante os PCs. Se eles ficarem parecidos demais com os computadores, logo perde o sentido de adquiri-los, já que os PCs sempre terão serventia para além dos jogos.

  7. Lendo isso, imaginei o Xbox/PC não sendo feito apenas pela MS ou nem sendo feito por ela no futuro e sim por OEMs. Ex.: Xbox by HP, lenovo, sanguesuga, etc.
    Assim, as oems teria até um outro mercado pra competir e a MS deixaria de fabricar console sem abandonar o console, entederam? Rs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *