Já se passaram sete meses desde que a nova geração de consoles, Xbox Series X/S e PS5, foi colocada à venda, e vivemos uma situação atípica na história dos videogames, pois ainda é muito difícil conseguir tais máquinas, com reservas que voam em poucos minutos, já que pouquíssimas unidades chegam às lojas, devido à crise dos semicondutores. Se somarmos a isso os efeitos que a pandemia de COVID-19 teve no desenvolvimento de videogames, a busca com entretenimento em sua casa está mais alta do que nunca.
Por um lado temos o Xbox, que prometeu não abandonar os usuários do Xbox One pelo menos no primeiro ano e meio da nova geração, e é algo que veremos neste fim de ano com o lançamento de títulos como Halo Infinite. o Forza Horizon 5 também será lançado entre gerações.
Por outro lado temos o Playstation, que a princípio disse que acreditava em gerações, como já havia mostrado com seus consoles PlayStation anteriores, lançando títulos exclusivos para eles desde os primeiros meses, mas que parece ter mudado de ideia e os títulos de 2022 como God of War: Ragnarok ou Gran Turismo 7 também será lançado para PS4. Parece que a Sony não acredita tanto assim em gerações agora.
Desta forma, se você é um usuário do Xbox One ou PS4 que ainda não conseguiu dar o salto para a nova geração, o que está perdendo? Obviamente sabemos que os novos consoles oferecem melhores gráficos, tempos de carregamento mais curtos e outros tipos de vantagens, mas vamos revisar quais jogos exclusivos eles têm e terão nos próximos meses e que você não poderá jogar no ” velha “geração de consoles , agora que a E3 2021 acabou e temos um pouco mais claro o futuro de ambos os consoles.
Abaixo, detalhamos todas as exclusividades que o PS5 tem e terá nos próximos meses e que você não pode jogar no PS4:
- Astro’s Playroom (já disponível)
- Demon’s Souls Remake (já disponível)
- Destruction AllStars (Já disponível)]
- Returnal (ya disponible)
- Final Fantasy VII Remake Intergrade (já disponível)
- Ratchet & Clank: Rift Apart (já disponível)
- Deathloop (14 de setembro)
- GhostWire: Tokyo (2021)
- Forspoken (2022)
- Suicide Squad: Kill the Justice League (2022)
- Pragmata (2022)
- A Plague Tale: Requiem (2022)
- Avatar: Frontiers of Pandora (2022)
- The Callisto Protocol (2022)
- Final Fantasy XVI (sem data)
Abaixo, detalhamos todas as exclusividades que o Xbox Series X/S tem e terá nos próximos meses e que você não pode jogar (nativamente) no Xbox One:
- The Medium (já disponível)
- Microsoft Flight Simulator (27 de julho)
- Shredders (dezembro)
- Scorn (2021)
- Warhammer 40,000: Darktide (2021)
- Exo One (2021)
- STALKER 2 (28 de abril de 2022)
- Starfield (11 de novembro de 2022)
- Redfall (2022)
- Suicide Squad: Kill the Justice League (2022)
- Pragmata (2022)
- A Plague Tale: Requiem (2022)
- Avatar: Frontiers of Pandora (2022)
- The Callisto Protocol (2022)
- Contraband (2022)
- ARK 2 (2022)
- Forza Motorsport (sem data)
- State of Decay 3 (sem data)
- Fable (sem data)
- Perfect Dark (sem data)
- Avowed (sem data)
- Hellblade 2 (sem data)
- Everwild (sem data)
Observações:
Existem alguns exclusivos temporários para ambas as plataformas, e que jogos como Stalker 2 devem chegar ao PS5 em algum momento, mas que será lançado diretamente no Xbox Game Pass como sua principal vantagem. Do outro lado, Deathloop e GhostWire: Tokyo por serem da Bethesda devem chegar um ano após o lançamento no PS5 diretamente no Xbox Game Pass também e enquanto Forspoken tem uma exclusividade maior de dois anos para chegar ao Xbox. Final Fantasy VII Remake e Final Fantasy XVI também são exclusivos temporários, mas está sem data ainda nos consoles da Microsoft.
Outra questão é que jogos como Godfall foram removidos da lista do Playstation 5 já que a Sony voltou atrás e decidiu lançá-lo no PS4, e de acordo com vazamentos, Demon’s Souls Remake pode ir pelo mesmo caminho.
Note que, a lista de jogos next-gen da Microsoft é consideravelmente maior e que o Xbox ainda cumpriu a promessa de não abandonar o Xbox One, com lançamentos como Psychonauts 2, Halo Infinite e Forza Horizon 5. Além disso, os jogos next-gen poderão rodar no Xbox One graças ao xCloud.
O que vocês acharam?