Xbox Series X|S: até mesmo SSDs padrão funcionam com o slot de expansão, ao que parece

Assim, você pode conectar os cartões de armazenamento no Xbox Series X.

O Xbox Series X|S parece também oferecer suporte a SSDs NVMe padrão como expansões de memória interna, inseridas por meio de um adaptador no slot dedicado na parte traseira do console.

Como bem sabemos, o Xbox Series X|S adota um formato proprietário como uma expansão para o SSD interno, com expansões de memória específicas que, na verdade, são SSDs semelhantes ao padrão NVMe, mas dentro de uma espécie de cartucho para ser inserido no  slot especial na parte traseira.

A solução é muito elegante e amigável, mas tem a desvantagem de oferecer apenas uma opção de compra (por enquanto!), que é a expansão de memória oficial da Seagate, que na verdade é a única suportada pelo Xbox Series X|S de forma oficial, com o problema de a falta de ofertas e preços diferentes.

A fonte não pode ser considerada 100% confiável, mas o assunto parece provável, porque tecnicamente também foi previsto de outras fontes. O teste começou analisando os dois slots PCIe 4.0 usados ​​pelo Xbox Series X|S, um para o NVMe SSD interno e outro para a expansão Seagate. O cartão de expansão usa o padrão CFExpress, que usa o protocolo NVMe.

Os autores do experimento optaram então por utilizar um Western Digital SN530 m.2 2230, o mesmo presente no Xbox Series X, conectado a um adaptador CFe-NVMe , inserindo este último no slot do console.

Aparentemente, o Xbox Series X reconheceu o hardware como uma “Placa de expansão de armazenamento”, dando ao usuário um adicional de 867 GB de memória interna disponível (de um total de 1 TB do SSD conectado). No momento só foi testado o modelo WD em questão, que é o mesmo presente dentro do console, mas aparentemente funciona. É possível que outros modelos de SSD no formato 2280 funcionem bem, desde que sejam compatíveis com o padrão PCIe 4.0.

Conforme teorizado pela fonte chinesa, se os modelos PCIe 4.0 x4 funcionassem, uma grande quantidade de SSDs maiores poderia funcionar. No entanto, resta saber qual é o impacto no desempenho e se há alguma limitação particular em relação à velocidade mínima do SSD a ser adicionado.

Em qualquer caso, obviamente não se trata de um procedimento oficial, mas pode significar que o sistema pode abrir-se a diferentes soluções no futuro, bem como a cartões de outros fabricantes e a um preço inferior. O Windows Club ficará atento a isso e te informará quando surgirem mais novidades.

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *