A Microsoft negou a existência de um acordo de exclusividade temporária sobre o uso de Dolby Vision e Dolby Atmos por dois anos no Xbox Series X e Series S , após a comunicação que apareceu no blog oficial do Xbox Wire na França. Ontem nós demos esta notícia aqui, mas agora está negada pelo Xbox.
A negação foi relatada por Tom Warren, que também havia inicialmente relatado o fragmento de postagem da seção francesa do Xbox Wire que falava da presença de Dolby Atmos e Dolby Vision exclusivamente por dois anos no Xbox Series X e Series S, em seguintes especificidades acordos entre a Microsoft e a Dolby.
Este não é o caso, portanto: “Uma postagem de blog foi publicada acidentalmente por uma equipe local do Xbox, contendo informações incorretas em um Dolby Atmos e Dolby Vision exclusivo no Xbox Series X|S”, diz o comunicado da Microsoft.
“Não há acordos de exclusividade sobre nenhuma das tecnologias no Xbox“, esclareceu a casa de Redmond, o que definitivamente deve pôr fim à polêmica gerada pelo assunto. A publicação da informação inicial tinha, de fato, sido recebida de forma bastante negativa, sendo um exclusivo ligado a características técnicas que pareciam ter sido retiradas a outros possíveis parceiros, mas aparentemente tratava-se apenas de um erro.
"A blog post was mistakenly published by a local Xbox team that included inaccurate information regarding exclusivity of Dolby Atmos and Dolby Vision on Xbox Series X|S. There is no exclusivity agreement of either tech on Xbox," says Microsoft.
— Tom Warren (@tomwarren) June 1, 2021
Muitos alegavam que se realmente fosse uma tecnologia exclusiva dos consoles Xbox, e não fosse para outros dispositivos, isso limitaria o uso dos desenvolveres de aproveitar isso.
O fato é que, na verdade, Xbox Series X e Series S são os únicos consoles a oferecer atualmente suporte para Dolby Vision e Dolby Atmos (este último já presente há quase cinco anos também no Xbox One), mas a questão está ligada provavelmente porque a Sony e pela Nintendo não aceitaram acordos de licenciamento destas tecnologias, mas o Dolby está livre para ir para outros produtos além do Xbox.