A Microsoft realizou recentemente uma nova conferência da série Game Stack destinada a desenvolvedores, durante a qual ilustrou algumas novas soluções técnicas que podem ser integradas no Xbox Series X|S, bem como no Windows, falando em particular do VRS 2.0, ou a nova versão do Sombreamento de taxa variável, que deve levar a melhorias de desempenho adicionais.
Os testes mostraram um aumento de 33% no desempenho em DOOM Eternal e Gears 5, com processamento muito mais rápido na renderização de cenas complexas na tela, sem diminuir muito a qualidade geral da imagem.
No momento, são testes mais ou menos internos, que também mostraram um aumento significativo no uso da tecnologia Nanite também presente no Unreal Engine 5.
Em termos de FPS, a utilização do VRS 2.0 deverá resultar em média numa melhoria de 10-15% na fluidez da maioria dos jogos em que é aplicado, mas ao mesmo tempo com uma pequena perda de qualidade no a definição, dado que a tecnologia implementa um dimensionamento dinâmico capaz de favorecer o rácio de fotogramas ao renderizar os elementos presentes no tela de forma variável e seletiva.
Também na arena de testes, uma cena de ciclo dia/noite renderizada em 4K no Xbox Series X recebeu um aumento de quase 50% em termos de cálculo e velocidade de execução. De acordo com Alex Battaglia da Digital Foundry, o VRS 2.0 pode ver a melhor aplicação especialmente em cenários mais relacionados ao uso intensivo da GPU e talvez em particular com o Unreal Engine 5 e o uso das tecnologias Nanite e Lumen.
Algumas explicações sobre como funciona o sombreamento de taxa variável surgiram antes mesmo do lançamento do Xbox Series X|S por alguns desenvolvedores e pela Digital Foundry, mas nesse caso ainda era a versão 1.0 da tecnologia.