De acordo com novas informações decorrentes do processo entre a FTC dos EUA e a Microsoft sobre a aquisição da Activision Blizzard King, surgiu que Phil Spencer tomaria a “grande decisão” de tornar todos os futuros jogos ZeniMax/Bethesda exclusivos do Xbox em uma reunião em novembro de 2021. A partir de hoje, a linha oficial da Microsoft sobre isso é “decidiremos caso a caso”.
Durante o depoimento do CFO do Xbox, Tim Stuart, a FTC chamou a atenção para uma conversa de bate-papo em novembro de 2021 entre Stuart e Matt Booty do Xbox. Os dois estavam discutindo uma recente reunião mensal de revisão de negócios entre Xbox e ZeniMax, onde Spencer concordou em tornar todos os jogos ZeniMax exclusivos daqui para frente, não apenas os novos IPs. Stuart perguntou a Booty o que aconteceu durante a reunião.
“Todos os jogos no futuro?” Stuart perguntou. “Não apenas novos IPs, mas todos os jogos no futuro? Uau “. Booty confirmou isso durante a conversa no bate-papo, escrevendo: “Phil [Spencer] disse a eles que todos os títulos serão exclusivos do Xbox.”
Os dois então discutiram como retirar todos os títulos da Bethesda do PlayStation causaria problemas de lucro no modelo de acordo entre a Microsoft e a ZeniMax. “Teremos problemas [de responsabilidade] no modelo Accord, pois retiraremos um grande número de unidades PS do modelo”, observou Stuart. Isso significa que os lucros projetados do Xbox e do ZeniMax após a aquisição representaram o lançamento de alguns jogos da Bethesda no PlayStation antes de Spencer tomar essa decisão.
Quando Spencer testemunhou na semana passada, ele disse que não tinha nenhuma lembrança precisa dessa reunião específica. Porém, dada a hostilidade da Sony, não ficaríamos surpresos com essa decisão.