Xbox tornar Starfield como exclusivo está sendo visto como uma barreira para Activision Blizzard

Hoje cedo, abordamos um pouco sobre as preocupações da Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido (CMA) sobre o acordo da Activision Blizzard. Essas preocupações estão relacionadas principalmente ao tamanho de alguns dos jogos da Activision e se a Microsoft os possuir poderia prejudicar a concorrência. Bem, todo o documento da primeira fase já foi lançado e traz o negócio da Bethesda sob os holofotes também.

Basicamente, a CMA do Reino Unido não está apenas analisando o acordo em si para tomar uma decisão sobre a Activision Blizzard, mas também as outras aquisições do Xbox. A autoridade está preocupada que o Xbox possa pretender tornar alguns dos maiores jogos da Activision exclusivos, como a Microsoft está fazendo com Starfield (e potencialmente, The Elder Scrolls 6). Veja o que diz o documento:

“… a CMA considerou as estratégias mais amplas da Microsoft, como evidenciado por seus documentos internos e curso histórico de negociação após transações semelhantes no passado. A CMA descobriu que os potenciais benefícios estratégicos para a Microsoft de usar o conteúdo do ABK para destruir rivais a base de usuários do Game Pass e o fortalecimento dos efeitos de rede em seu ecossistema de jogos – podem compensar quaisquer perdas imediatas em termos de receitas de licenciamento.

A CMA observa que a Microsoft seguiu essa abordagem em várias aquisições anteriores de estúdios de jogos, onde fez lançamentos futuros de jogos desses estúdios exclusivos em consoles para Xbox (como o próximo Starfield e, com base nas declarações públicas da Microsoft, Elder Scrolls VI da Bethesda, um estúdio que a Microsoft adquiriu como parte de sua aquisição da ZeniMax por US$ 7,5 bilhões em 2021).”

O Xbox e, de fato, o próprio Phil Spencer, saíram e disseram definitivamente que Call of Duty permanecerá no PlayStation depois que qualquer acordo for concluído. Ainda assim, isso não parece ser evidência suficiente para todas as partes.

Após o turbilhão de notícias relacionadas à Activision Blizzard de hoje, parece que esse acordo em particular está longe de ser uma formalidade. Ficaremos felizes se/quando isso acontecer e pudermos começar a falar sobre os jogos reais!O

O que você acha disso? A compra da Bethesda deveria ter alguma influência? Deixe-nos saber abaixo.

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *