Uma nova temporada de exclusividades no mercado de jogos está prestes a começar, com a próxima chegada, quase simultaneamente, de The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, Redfall e Final Fantasy 16 – um pouco mais além e já temos Starfield. Já faz um tempo desde que vimos um confronto direto entre os três principais concorrentes, cada um com seu exclusivo, embora neste caso sejam dois jogos originais e um de terceiros que pode chegar a outras plataformas no futuro. Se Zelda e Redfall são de fato exclusivos pertencentes respectivamente à Nintendo e Xbox Game Studios, a extensão do jogo exclusivo da Square Enix ainda é misterioso.
De qualquer forma, é curioso notar como esse confronto ocorre em um período de tempo bastante limitado, entre o lançamento de Redfall marcado para 2 de maio e o de Final Fantasy 16, 22 de junho de 2023.
É preciso dizer que, enquanto Zelda provavelmente representa o maior jogo planejado para este ano na Nintendo Switch, o desafio entre PlayStation e Xbox só é iniciado com o lançamento de Final Fantasy 16 e Redfall, pois os hits de maior intensidade só chegarão posteriormente. .Apesar do tamanho do JRPG da Square Enix, não há dúvida de que o exclusivo mais importante é provavelmente Marvel’s Spider-Man 2, que deve chegar sempre no decorrer de 2023. Ainda mais, Redfall é apenas um pontapé inicial para o que deveria ser um relançamento do Xbox ainda este ano, com Starfield .para representar sem dúvida o exclusivo mais importante para Xbox Series X|S, e Forza Motorsport para enriquecer o quadro dos lançamentos já anunciados para este ano, que poderão no entanto contar com outras surpresas posteriores.
No entanto, aqui não se trata de fazer uma avaliação específica de cada jogo, mas queremos falar de um elemento que parece positivo para todos: daqui a alguns meses, os jogos vão falar, depois de meses de mais ou marketing menos insistente (ou existente), promessas e trailers. De maio a setembro, se tudo correr bem, estaremos diante de uma série de títulos realmente densos, capazes de fazer de 2023 provavelmente um dos anos mais memoráveis na frente dos jogos, graças aos exclusivos.
No meio de tudo isso também haverá tempo para novas revelações: o Xbox e a Bethesda Showcase já foram marcados para 11 de junho de 2023, talvez o rumor do PlayStation Showcase possa chegar pouco antes, o que deve dar início a uma verdadeira “fase 2” de PS5, enquanto a Nintendo também deve mostrar a partir de junho.
Entretanto, devemos nos recordar que a Tango GameWorks nos presentou em janeiro com um exclusivo de peso que pode, inclusive, concorrer ao GOTY: Hi-Fi Rush. Um jogo incrível que foi o maior sucesso a crítica da Bethesda nos últimos 10 anos, então é basicamente obrigatório no seu radar.
Em resumo, o calendário de exclusividades começará no dia 2 de maio com a chegada de Redfall, que apesar das várias polêmicas ainda é o novo jogo da Arkane, portanto dificilmente um título de baixo nível. Alguns dias depois, The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom chegará marcado para 12 de maio, enquanto 22 de junho será a vez de Final Fantasy 16, que provavelmente receberá um grande impulso promocional da Sony (considerando a publicidade de que a Square Enix está já está fazendo no PS5). 6 de setembro de 2023 é provavelmente a data em que os usuários do Xbox terão se marcado com mais destaque no calendário, pois corresponde à data de lançamento de Starfield e é provável que Marvel’s Spider-Man 2 também chegue no mesmo mês., para um desafio verdadeiramente memorável. Forza Motorsport ainda permanece fora e provavelmente também outras chegadas ainda a serem anunciadas, mas o que importa é que o tempo para conversas parece realmente ter acabado neste momento.
Como a aquisição da Microsoft não foi finalizada, então não contaremos com jogos como Diablo IV e Crash Team Rumble, que também serão lançados em junho e que dariam muita vantagem ao Xbox nessa briga. Também podemos ver mais algumas surpresas (Hellblade 2?), em fim… a briga será boa.