A Microsoft revelou o Windows 11 no início deste ano e afirmou que seu novo sistema operacional será o melhor sistema operacional para jogos, incluindo a integração de muitos recursos do Xbox. Com o suporte da tecnologia DirectStorage do Xbox Series X|S por meio de HDR automático e, claro, a integração do Xbox Game Pass e do Cloud Gaming, estaremos de fato lidando com um ecossistema propício para jogos.
Além desses recursos, também aprendemos que os aplicativos Android também seriam utilizáveis diretamente via Windows 11. Essa compatibilidade não chegará no lançamento do SO agendado para 5 de outubro, mas é algo que a Microsoft realmente prende implementar.
Os aplicativos Android também podem ter seu lugar, obviamente, nos consoles Xbox. Embora a Microsoft ainda não tenha mencionado o suporte para Windows 11 no Xbox One ou Xbox Series X|S, ainda parece que a empresa está testando esta possibilidade.
Na verdade, o pessoal da Eurogamer acabaram de apresentar um aplicativo bastante intrigante. Chamado de Windows Subsytem for Android, é oferecido em uma configuração confidencial para fins de teste. Entre os pré-requisitos, destacamos que o aplicativo está disponível no Windows 10, mas também no Xbox One.
O Xbox poderia oferecer suporte a aplicativos Android como o Windows 11https://t.co/H0SSyTqarh pic.twitter.com/r1CBWWKqHt
— Windows Club (@WindowsClubBr) September 4, 2021
Aplicativos Android no Xbox, para quê?
Ver os aplicativos Android sendo lançados no Xbox seria ótimo. Isso poderia, por exemplo, possibilitar o aproveitamento de vários aplicativos que não estão disponíveis na Microsoft Store, bem como um catálogo muito grande de jogos para celular.
Mesmo que o conceito de máquina All-In-One esteja menos presente do que na geração anterior para a marca Xbox, esta seria uma oportunidade de finalmente explorar o potencial das nossas máquinas. Isso também poderia tornar possível encontrar aplicativos como Shadow, GeForce Now ou mesmo PlayStation Now diretamente nos consoles Xbox ou tirar proveito de compatibilidades multimídia mais avançadas do que as oferecidas pelas versões do Windows 10 com suporte frequentemente questionável para os aplicativos mais populares.
Lembre-se de que até o momento nada foi anunciado e que o suporte ao Android no Windows 11 foi adiado para 2022. A Microsoft, portanto, ainda tem tempo para revelar seus planos para nossos consoles.