Exclusivos Bethesda e Xbox: a fase da aceitação ainda está longe?

A Microsoft precisou se manifestar, novamente, nesta semana, acerca dos jogos exclusivos da Bethesda e do Xbox,  já que algumas declarações levaram a supor que não existiria tal exclusividade.  Inclusive Aaron Greenberg, diretor de marketing da divisão de jogos, afirmou que Starfield não é um exclusivo temporário.

Uma mensagem que foi interpretada como um abertura e relaxamento pelos usuários do PlayStation acabou gerando um alvoroço entre as redes sociais e fóruns sobre a possibilidade de ver os próximos jogos da Bethesda no PS5 e em outros consoles além de PC, Xbox e xCloud, demonstrando como a discussão está sempre presente e apenas dormente há alguns meses. O problema é que meias palavras e respostas vagas causam mais dano do que qualquer outra coisa, como esta ocasião mostrou, especialmente se o público a que se dirigem parece ter uma espécie de compreensão parcial e seletiva de alguns tópicos.

Caso você tenha perdido, a Bethesda conversou recentemente com os fãs do PlayStation que se sentiram deixados de fora após a aquisição do Xbox, mas algumas das afirmações de Pete Hines foram rapidamente mal interpretadas: “Starfield foi anunciado como um produto exclusivo do Xbox”, disse ele, “Não sei se posso ir tão longe a ponto de dizer que você não será mais capaz de jogar nada no PlayStation. Mas, novamente, não sei a resposta agora.”

Esta abertura mínima parecia reafirmar a famosa teoria do “caso a caso”, no sentido de decidir de vez em quando qual título tornar o Xbox exclusivo e qual não, abrindo assim várias possibilidades para a chegada de jogos no PS5 e PS4.

Embora pelo menos uma coisa pareça clara na declaração, ou seja, que Starfield é um exclusivo do Xbox, aparentemente esse ponto não foi muito reconhecido, o que levou Bethesda e Xbox a reconfirmar que Starfield não chegará ao PS5.

Sim, mas The Elder Scrolls 6? A questão surgiu espontaneamente, com a facção de negadores dos exclusivos do Xbox sempre repetindo o velho ditado: “eles não podem deixar milhões de usuários de fora”. Na verdade, faria todo o sentido deixá-los de fora, visto que o objetivo é colocar o maior número possível de pessoas no Game Pass e a expansão de jogos populares como The Elder Scrolls 6 seria contraproducente nesses termos.

Por outro lado, o lançamento de tal serviço requer enormes investimentos, como concorrentes semelhantes como Netflix e Amazon Prime Video mostraram anteriormente, por isso é difícil para a Microsoft se intimidar muito com a falta de receita dada por uma redução potencial nas vendas se seu objetivo é forçar o Xbox Game Pass com força.  Com um investimento de US$ 7,5 bilhões faz sentido diante de uma expansão agressiva, que não parece se correlacionar com uma atitude atenta aos retornos econômicos imediatos, mas em contraste com o quadro geral.

Obviamente ninguém pode afirmar algo com certeza e acima de tudo a interpretação do conceito de “títulos que têm tradição em outras plataformas” é muito questionável, porque poderia se estender a séries que têm precedentes multiplataforma, então não podemos ir muito longe, mas a lógica da aquisição da Bethesda parece sugerir que é mais fácil ver os próximos jogos Bethesda, id Software, Machine Games, Tango GameWorks e Arkane como exclusividades absolutas da Microsoft.

O fato é que frequentemente voltamos a falar sobre este assunto, demonstrando como os jogos Bethesda têm uma grande ressonância para todo o panorama dos videogames. Por outro lado, ainda existem várias possibilidades de acessar os títulos Bethesda dentro do ecossistema da Microsoft, mas no Playstation não conte com isso.

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