As discussões para a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft continuam e, conforme indicado pela Bloomberg, Brad Smith – presidente e VC da Microsoft – disse que o PlayStation domina uma fatia do mercado que é mais que o dobro do tamanho do seu controlado pelo Xbox. Por esta razão, a aquisição da Activision Blizzard é uma coisa certa.
Precisamente, durante uma reunião com investidores, Brad Smith afirmou: “O caso da FTC é baseado em um mercado identificado por duas empresas e dois produtos, Sony PlayStation e Microsoft Xbox. Se considerarmos o mercado global, a Sony detém 70% do mercado e nós somos 30%. Portanto, a primeira coisa que o juiz terá que decidir é se o processo da FTC é um caso que promoverá a concorrência ou se é um caso que protegerá o concorrente maior da concorrência.”
Obviamente, estes números são apenas indicativos, uma vez que, se tomados literalmente, excluiriam todo o resto do mercado de jogos, incluindo a Nintendo, que atualmente é a empresa que mais vende consoles.
Smith também falou sobre o número de jogos exclusivos lançados pelo PlayStation versus Xbox. Citando 286 jogos exclusivos do PlayStation contra 59 do Xbox, Smith diz que não acha que o salto de 59 para 60 representa um perigo para a competição.
“O juiz administrativo terá então que decidir se a mudança de 59 para 60 representa uma ameaça à concorrência que impediria o andamento do projeto”, disse Smith.
A Microsoft também acusou a FTC de ignorar as propostas do Call of Duty.