A Microsoft pode se tornar a principal editora terceirizada nos consoles PlayStation depois de comprar a Activision Blizzard. Isso foi apontado pelo editor da Axios, Steven Totilo, que estudou informações atualizadas sobre os jogos de maior bilheteria nas plataformas da Sony .
Totilo afirmou:
“Em 2022, o jogo PlayStation 5 mais baixado nos EUA foi Call of Duty: Modern Warfare II. O best-seller número um no PlayStation 4 também foi Modern Warfare II. O terceiro jogo mais baixado no PlayStation 4 no mesmo período é Minecraft [da Microsoft].
A Microsoft está agora a um passo de se tornar a editora terceirizada mais importante no PlayStation“, disse ele.
In 2022, the most downloaded PS5 game in the U.S. was Call of Duty Modern Warfare II. The most downloaded PS4 game was also MWII. The third most-downloaded PS4 game? Minecraft.
Microsoft is now on the verge of becoming PlayStation's most important third-party.
— Stephen Totilo (@stephentotilo) July 15, 2023
A partir de documentos divulgados como parte de um processo entre a Microsoft e a Comissão Federal de Comércio dos EUA, foi revelado anteriormente que Call of Duty faturou mais de US$ 800 milhões no PlayStation apenas em 2021 apenas na região norte-americana.
A Sony recebe de 20% a 30% da receita de vendas de Call of Duty como proprietária da plataforma e, em seguida, usa esse dinheiro para financiar seus próprios estúdios exclusivos.
A empresa lutou ativamente para bloquear o acordo entre a Microsoft e a Activision Blizzard, com medo de perder Call of Duty um dia, mas acabou perdendo.
Outro dia, a Sony assinou um acordo formal com a Microsoft, segundo o qual os jogos Call of Duty serão lançados no PlayStation por dez anos a partir do momento em que a Activision Blizzard ingressar no Xbox.