Muita atenção tem sido dada ao desenvolvimento de jogos do Xbox Series S ultimamente, especialmente quando se trata de Baldur’s Gate 3 e as razões por trás do atraso do Xbox Series X|S. À luz desses novos acontecimentos na Larian Studios, um membro da equipe de desenvolvimento de Alan Wake 2 comentou sobre o desenvolvimento atual do console, incluindo o trabalho com o Xbox Series S.
Thomas Puha, diretor de comunicações da Remedy, diz que “não há nada de surpreendente no lançamento de Baldur’s Gate ser um pouco complicado” – passando a dizer que “o lançamento de jogos está mais complicado do que nunca”. Aqui estão alguns tweets recentes de Puha sobre o assunto:
“Nada de surpreendente no lançamento de Baldur’s Gate ser um pouco complicado. Lançar jogos está mais complicado do que nunca. Os jogos se juntam literalmente nas últimas semanas e só então você começa a saber o que pode estar lançando ou não.”
“Eu sinto a dor de Larian no Series S. Não se trata de ‘apenas otimizar no final’ LOL. Naaah. Você tem que levar em conta as limitações técnicas desde o início do desenvolvimento. Ninguém realmente quer pensar nisso quando você começa a fazer seu jogo, quando tudo é possível”
Nothing surprising in Baldur's Gate launch being a bit convoluted. Releasing games is more complicated than ever. The games come together literally in the last weeks and only then you start knowing what you might be shipping or not.
— Thomas Puha (@RiotRMD) August 2, 2023
A equipe de Baldur’s Gate 3 tem trabalhado duro para fazer o modo cooperativo de tela dividida funcionar bem no Xbox Series S, e as limitações técnicas do sistema estão se mostrando um problema em comparação com o Xbox Series X e PS5. Não está claro se a Remedy está enfrentando problemas específicos semelhantes com o console, mas parece ter algum efeito na produção de Alan Wake 2.
Pelo que vale a pena, estamos muito felizes com o desempenho do Xbox Series S nesta geração até agora – mas não temos dúvidas de que isso se deve ao trabalho fantástico que essas equipes de desenvolvimento colocam no desenvolvimento do console atualmente. Esperamos que Alan Wake 2 e Baldur’s Gate 3 tenham um bom desempenho no Xbox Series X e S quando chegar o dia do lançamento.
Vale lembrar que Thomas Puha tem sido um fã do Playstation em suas postagens nas redes sociais, e que vários outros desenvolvedores defendem o Xbox Series S. Além de que, a Remedy esteve problemas sérios de otimização até mesmo no Playstation 4.