O PlayStation Portal é um novo acessório para PS5, um dispositivo projetado para poder usar seu console mesmo quando sua TV não estiver disponível, graças ao jogo remoto. Este é um produto que tem dividido os gamers, entre aqueles que o consideram inútil e aqueles que veem potencial (principalmente com a potencial chegada da nuvem). Porém, da perspectiva da Sony, qual é o propósito do PS Portal? Embora possa parecer absurdo, o objetivo não é ganhar dinheiro.
A informação vem de uma entrevista à publicação japonesa AV Watch, traduzida do japonês para o inglês pela PlayStationLifestyle.net, durante a qual Hideaki Nishino – vice-presidente sênior de experiência de plataforma – afirmou: “Em vez de almejar o lucro, queremos aumentar a quantidade de tempo gasto jogando PS5. Se você puder jogar em qualquer lugar, acho que algumas pessoas certamente passarão mais tempo jogando videogame.”
A resposta de Nishino pode parecer um pouco estranha. É fácil dar um passo adicional e assumir que o objetivo é o lucro, mas não direto. Ou seja, o PS Portal é uma forma de manter um determinado segmento de jogadores no PS5 por mais tempo: quanto mais tempo eles passam com o PS5 via jogo remoto, menos tempo investem em outras plataformas portáteis – como smartphones, Steam Deck ou Nintendo Switch – e consequentemente é mais provável que ao terem que comprar um novo jogo dêem prioridade à versão PS5.
Ao mesmo tempo, assumimos que a Sony não quer ter um grande prejuízo com o PS Portal de qualquer maneira. O que Nishino quer dizer é que a PlayStation não está interessada em colocar um grande número de dispositivos, mas simplesmente em atingir aquele pequeno grupo de usuários que querem jogar PS5 em modo remoto.