A Microsoft acredita que até junho de 2023 poderá finalmente por as mãos na Activision Blizzard, mas é possível que o acordo seja finalizado antes deste período. Ao menos é que se espera o famoso analista de mercado da da MoffettNathanson.
Enquanto que todo o procedimento está indo bem, já que os acionistas e funcionários concordam com tudo isso, e que aparentemente não será monopólio, muitos do mercado financeiro ainda têm duvidas se realmente isso irá acontecer. Ocorre que, a Microsoft irá pagar a cada acionista US$ 95 por ação, mas neste momento elas estão sendo vendidas a US$ 79,65. As ações permanecem 19% abaixo desse nível.
“Apesar de rejeitarmos a noção de que a Microsoft fechará a Activision a qualquer momento, vemos fortes razões para isso”, escreveu Clay Griffin. “Com ainda um desconto [de quase 20%] no preço do negócio, as ações da Activision representam uma oportunidade de mercado não correlacionada que, em nossa opinião, vale a compra.”
Barron’s argumentou neste mês que os temores de que o acordo será descarrilado pareciam exagerados. Vale lembrar que todas as compras da Microsoft foram aprovadas, e parece que a empresa tem bons advogados.
O analista Clay Griffin lembrou que a Microsoft respondeu ao segundo pedido da FTC, como noticiamos aqui no Windows Club. A Microsoft se recusou a comentar quando perguntada se respondeu à solicitação. A Activision não respondeu sobre isso para o site Barron’s. Historicamente, ambas as empresas que atendessem a essa solicitação definiriam um cronômetro de 30 dias para a FTC decidir se queria processar para bloquear o acordo, mas ainda assim, caso tenha algum recurso, a aprovação poderá demorar mais do que este prazo.
Griffin sugeriu que o silêncio desde março sugere que há “provavelmente algum esforço de boa fé por parte da Microsoft/Activision para resolver as preocupações que a comissão tem”.
“Ninguém jamais teve a expectativa de que a FTC revisasse esse acordo e o dispensasse”, disse Griffin. “Não, não achamos que o momento da resolução seja necessariamente iminente. Mas não é errado sugerir que o acordo Microsoft-Activvision está entrando em seu estágio final.”
Diante tudo isso, para os analistas em questão as ações da Activision oferecem um retorno atrativo e valem a pena serem adquiridas. A Berkshire detém quase 10% da Activision agora e a Fairfax Financial junto com a Prem Watsa possuem aproximadamente a mesma quantia. Dois pesos pesados acham que será aprovado.