A equipe de jogos por streaming do Xbox está tentando fazer coisas que achavam “impossíveis”

Até agora, os serviços disponíveis no mercado para streaming de jogos não são um sucesso e ainda não decolaram. O Google Stadia e Project xCloud (do Xbox) são dois dos candidatos que pretendem mudar isso ainda neste ano ou próximo, mas todo o seu modelo gera inúmeras dúvidas. Não só porque não sabemos nem o preço de nenhum dos dois, mas porque eles não foram testados em ambientes não controlados.

No entanto, ambos estão sendo testados internamente enquanto eu escrevo estas linhas, e parece que a coisa funciona, ou é isso que suas equipes querem nos dizer. Há algumas semanas dissemos que Phil Spencer confessou ser usuário do xCloud e alegou tê-lo usado para continuar jogando durante suas inúmeras viagens. Da mão de outro membro do Xbox hoje (05) temos algumas pistas sobre o que a Microsoft está fazendo internamente.

Muitos não o conhecem, mas Bill Stillwel foi por muito tempo o chefe do Xbox como uma plataforma, e liderou a equipe encarregada da retrocompatibilidade, o que nos deu resultados excelentes. Há algum tempo ele vem trabalhando no xCloud, e de acordo com um tweet recente, os testes internos da Microsoft estão testando cenários que “a maioria das pessoas considera impossíveis”. Que tipo de testes estão sendo realizados? A Microsoft alcançou bons resultados com conexões de baixa qualidade?

Levando em conta o potencial de um servidor, o que hoje o usuário cético poderia considerar impossível é nada mais do que obter resultados de latência decentes com conexões abaixo de 100mps e, especialmente, em ambientes longe dos servidores Azure. Teremos que esperar que o xCloud inicie sua fase Alpha para poder testá-lo e, finalmente, saber se a nuvem de jogos da Microsoft é realmente viável fora de Seattle.

O que vocês acham?

33 comments on “A equipe de jogos por streaming do Xbox está tentando fazer coisas que achavam “impossíveis”

  1. Espero que nenhum vingue. Vídeo game pra mim é hardware, PC ou um console de mesa. Já basta o fim aos poucos da mídia física, e agora querem que ninguém n baixe jogos pra jogar pelo HDD, imagine muitos lugares no mundo que a falta de Net por nevascas, e ciclones, passam até uma semana sem Net, ou mesmo der pau na Net e o jogo onde eu jogo, Ah vá.

    1. Ninguém falou isso, o streaming da microsoft é uma opção. Os 2 novos consoles vão vir com disco ou algum tipo de mídia física.

    2. Kkkkkk……já pensou você em uma nevasca ou ciclone , ligando pra provedora da net reclamando do ping alto…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    3. Concordo. A gente também pode ficar sem internet devido a um apocalipse zumbi. Se for pra morrer sendo devorado por mortos-vivos que seja jogando meu Calofiduty ou meu Fifinha.

    4. Agora a previsão do tempo, é com você Maju: – Boa noite Bonner, olha só que interessante: fortes nevascas e ciclones têm atingido o mundo gamer, o mais curioso de tudo é que segundo o serviço de meteorologia essas anomalias estão sendo causadas pelo excesso de choro sonysta por toda a internet.”

      1. A previsão é, pague uma assinatura se quiser jogar, nada de jogo emprestado, nada de compartilhamento de jogo com o amiguinho íntimo, e principalmente, pague sua conta do provedor em dia senão não joga.

    5. Pq não quer que vingue??? O console ou o PC estarão lá de qualquer forma pra você. Eu terei um XBOX e quero SIM ter a opção de continuar minha gameplay via streaming através de um dispositivo móvel, por exemplo, por qualquer motivo que seja. As opções não são excludentes, uma não elimina a outra.
      “Eu não quero, logo tb quero pra ninguém”. O egoísmo do ser humano é uma mazela não entendível.

      1. Pois bem, possa ser que a próxima geração de consoles seja a última que vc verá. Ou melhor, vai existir um box exclusivamente streaming dessas marcas ou aplicativo, que vc só vai jogar se tiver assinatura simples assim, ou seja, diga adeus às trocas de jogos, jogos emprestados e se for o caso de um jogo sair do catálogo como já se faz no GP, bye bye, vc não vai poder comprá-lo em loja física, muito menos fazer download dele, já que o interesse é streaming não é vc ficar com o jogo, e sim pagar uma licença para jogar. É como vc pagar uma licença todo ano para dirigir, aí já é uma analogia distinta.

        1. Isso só vai acontecer se os consumidores em massa migrarem 100% para a nuvem, deixando o modelo atual com tão poucos clientes que não valerá mais a pena. A chance disso ocorrer beira 0, ainda mais para a próxima geração.
          Hoje temos vários formatos, convivendo e com mercado sustentável, desde consoles retro, híbrido da Nintendo, até PC, mobile e consoles.

        2. Você ainda não entendeu nada. Uma coisa não irá substituir a outra; a ideia da Microsoft é realmente fazer mais dinheiro. Mas ela não quer ganhar mais dinheiro fazendo você trocar de dispositivo, ela quer que você consuma mais jogos e para este fim está lhe fornecendo mais opções para continuar jogando: assinaturas, consoles, PCs e agora streaming.

        3. Perceba que em qualquer mercado há “evoluções”. Eu sou consolista e da minha parte sempre terei um console enquanto eles existirem. Mas com a evolução da tecnologia, do streaming e da internet, pode ser que o que você disse aconteça mesmo. Aí, a culpa será da Microsoft? É clara que não; ela está apenas se antecipando a um mercado em potencial; e se não for ela, outra irá “enxergar” esse mercado e tomará conta dele. Se é um mercado que irá existir no futuro e será viável, então eu como fã de XBOX quero é que a Microsoft entre nele e seja forte. Isso não está relacionado ao que a Microsoft quer “empurrar” às pessoas, mas em como a tecnologia irá evoluir e definir esse futuro. E outra coisa, é como nosso colega disse abaixo: quem manda no mercado são os consumidores; se nós quisermos ter um console, eles existirão; pelo menos da minha parte eles existirão; mas nós seremos a maioria nesse futuro? O console no longo prazo ainda será viável? Terá um mercado grande a ponto deles existirem ainda? São perguntas especulativas e sem respostas. O que eu NÃO acho correto é “torcermos” pra que um futuro inevitável dê errado só porque somos consolistas.

  2. Rapaz, na minha opinião New Order é mais jogo que New Colossus hein. Até no gráfico. Até na história. Old Blood também.

    Sei lá, New Colossus ficou um jogo… leve e humorado com gráfico fosco e uma música… meh. New Order é muito mais épico. Espero não estar sendo injusto, vou até rejogar de novo depois pra confirmar.

    1. Minha opinião: New Colossus erra feio no design de fases e na jogabilidade. É tão ruim que não da vontade de repetir. Porem, a historia é sensacional, parece um filme do Quentin Tarantino. Eu deveria rejogar The New Order pra rever a minha opinião também, mas eu gostei muito da primeira vez que zerei ele.

    2. não sei cara mas o grafico do the new colossus no meu ps4 é infinitamente melhor que o new order, tenho todos em midia fisica, em questão de historia eu faço a resalva que o new colossus esta mais “esquerdista progressista”

      1. não tem jeito, você teria que vir aqui em casa pra eu te mostrar, a não ser que voce tenha o Xbox One X.

        eu prefiro muito mais 30 frames e grafico estralando do que 60 frames e grafico fosco.

  3. Sinceramente, apesar de ser cliente feliz há mais de 30 anos da MS em muitos serviços que ela dispõe, não gosto dessas frases de efeito, tipo:

    É tão incrível que fará você se emocionar.
    É algo que parecia impossível, mas fizemos acontecer.
    Pode ter certeza, você nunca viu nada parecido e vai amar.

    Mostra logo o que está acontecendo ou fica calado até poder mostrar algo que real e que realmente impressione.
    Já tem muito tempo que não fico hypando promessas ou frases de efeito. Já deu.
    Falando em streaming de jogos então… Vamos devagar com esse andor.

  4. O XBOX é o console que entrega mais opções ao consumidor, por isso que desde 2001 que o XBOX é minha plataforma principal de games entre todos os consoles.

  5. O XBOX é a única plataforma que irá oferecer ao consumidor um ecossistema completo: console + PC + dispositivos móveis via xCloud, tudo integrado com seus saves, conquistas, configurações, etc. Poder continuar sua gameplay em qualquer lugar, por qualquer motivo que seja, NÃO TEM PREÇO. Some a isso o console mais poderoso, a melhor rede online, retrocompatibilidade completa, serviços de jogos de qualidade como Game Pass e EA Access… e temos aqui a PLATAFORMA DEFINITIVA DE JOGOS disponível na atualidade, a melhor disparado.

    OBS: Especulam sobre preços do xCloud, mas ele com certeza será “gratuito” pra quem já é cliente Gold e Game Pass. Talvez um preço seja válido apenas pra quem não tem um PC ou um console XBOX e quer jogar num dispositivo móvel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *