A equipe do Xbox não se sentiu representada com o marketing do console em 2013

Phil Spencer lembrou o início complicado do Xbox One na geração e, especificamente, os erros cometidos na apresentação da plataforma em 2013, muito focados em “Xbox One como uma plataforma de televisão”.

Em uma entrevista à Gamespot, Spencer aponta que “mostramos coisas como o The Price is Right – o preço certo -” e que, na verdade, “o primeiro conteúdo mostrado em um Xbox One era um programa de televisão”. O console arrastou polêmicas sobre os rumores de um sistema sempre online e com algumas políticas contrárias ao que os jogadores queriam.

“Se você fosse um funcionário da equipe do Xbox, você fazia parte de uma equipe de centenas de pessoas que trabalhavam no Xbox. Mas havia um pequeno grupo na frente das câmeras, no palco e falando – sobre o console”. Esses funcionários poderiam ser divididos entre aqueles que pensavam “por que essa pessoa está dizendo isso? Não é o produto que estou fazendo ou por que fazemos isso? Não é o que eu pensei que faríamos”.

No marketing da plataforma, havia diretores de cinema como Steven Spielberg e JJ Abrams, e a ideia de uma experiência de entretenimento foi reforçada, com muitos minutos dedicados a filmes e programas de televisão. Os primeiros jogos de console foram da EA Sports, 30 minutos após o início da apresentação.

“A resposta dos funcionários, direta ou indiretamente, foi ‘temos trabalhado duro por dois anos para lançar este produto. Você aparece no palco e destrói tudo de bom que fizemos falando de uma forma que não se conecta com a alma do console e o que os clientes querem de nós “, diz Spencer.

A equipe ficou desapontada com a liderança da apresentação e leu as resenhas nos fóruns com “pessoas nos acusando de não ser honestas ou com más intenções” ao criar este produto.

O evento teve suas consequências, e a mais visível foi a saída de Don Mattrick, até então presidente da Interactive Entertainment Business na Microsoft. Logo após o dispositivo Kinect foi removido do pacote, o que permitiu reduzir o preço do console.

91 comments on “A equipe do Xbox não se sentiu representada com o marketing do console em 2013

  1. Foi um show de horrores o lançamento do One, não atoa perdeu grande parte de seu público, depois só correu atrás. Hj vejo com bons olhos a chegada do Scarlett

  2. O Don Mattrick provavelmente achou que a Sony faria a mesma coisa com o ps4 (DRM, menos foco em jogos) por isso acho que essa conferência foi uma boa ideia

  3. Tudo balela mais outras bomba vem aí 360 durou mais de 10 anos e ainda vende de 2013 tem no mercado 4 vídeo e ainda tá caminho outro e um matando o outro

  4. A próxima geração tem tudo pra ser bem disputada, o que é ótimo pq motiva as companhias a oferecerem mais. O Phil tá mandando bem demais.

  5. Fico feliz em ver que a MS reconheceu seus erros naquela apresentação e até alguns aspectos do console, erros acontecem e vão acontecer sempre isso não se muda.. o importante é erguer a cabeça e tentar contornar a situação e melhorar, que é justamente oque a divisão Xbox está fazendo.

  6. Tenho dois Xbox um fat e um Xbox x mais to me sentindo lesado porque você paga caro no console e do dia pra noite não tem mais valor

      1. Vc compra um console para diversão e não investimento é tipo uma tv um veículo que sempre se desvaloriza tem valor mais nunca vc lucra ou empata ou seja é diversão vc compra um jogo físico por 150 e vc até pode vender depois mais vai ser uns 50 mais vc jogou e enjuou de jogar, agora investimento é fundos imobiliário, ações e vários produtos financeiro, uma casa pode ser um investimento vc pode alugar e a casa tem boa avaliação quando vc for vender talvez até lucra.

    1. Consoles nunca foram e nunca serão um investimento, meu caro. A partir do momento que saiu da loja, já perdeu valor de revenda. Se quer ganhar dinheiro, faça investimentos. Console é pra ter lazer e pronto, no final da geração vai ficar obsoleto, como todos os outros equipamentos eletrônicos já inventados

    2. Aproveita e já aprende então, não compre bens de consumo, televisões, celulares, carros, computadores, etc… a gente não compra esse tipo de equipamento para valorizar ou algo do tipo, ou você aproveita o investimento ou nem compra, simples assim.

  7. Na minha opinião Windows club, A equipe do Xbox sim se sentiu representada com o marketing do console em 2013 sim. Na minha opinião. Ok Windows club.

        1. Militância criminosa, diga-se de passagem. Já li/ou vi críticas que me fizeram pensar o motivo da MS não ter mandado seus advogados entrarem em ação.

    1. *Não poder trocar jogos com amigos, compartilhar seus jogos com sua família, ser obrigado a fazer diariamente conexão com internet para jogar até offline, “obrigar” o consumidor a usar o kinect (venda casada), fora outras coisas….

      Aí o amigo fala que as críticas na época foram desproporcionais e o outro abaixo disse que as criticas foram vendidas….PQP !! Vcs só podem estar de sacanagem…

      OBS.: Quem pagava (e ainda paga) para Youtubers falarem bem e fazerem avaliações positivas dos Xone e seus jogos não era a Sony não…

      https://www.uol.com.br/start/ultimas-noticias/2015/09/03/microsoft-pagou-ate-us-30-mil-para-youtubers-falarem-bem-do-xbox-one.htm

      https://canaltech.com.br/consoles/youtubers-eram-pagos-pela-microsoft-para-falarem-bem-do-xbox-one-48579/

      1. Aham,só esqueceu o detalhe dos pontos positivos que tudo isso traria…Vc poderia compartilhar seus jogos com 10 amigos diferentes e todos eles poderiam jogar os games ao mesmo tempo,o console não iria precisar ficar com a mídia física dentro dele pra rodar o jogo e vc poderia levar o blu-ray pra casa de um amigo,instalar o jogo lá e ele teria o game pra ele,todos os jogos da MS iriam fazer uso do processamento em nuvem e por aí vai…Detalhe que atualmente vc tem que estar online para rodar todos os jogos digitais no Xone e no PS4,acessar seus saves…E ngm fala nada disso hoje em dia…Realmente a parada do Kinect era um bagulho chato,mas de resto só vejo benefício…Cara vc poderia vender seu jogo e ainda continuar jogando ele pra vc ter noção…O Xbox one foi lançado cheio de jogos e entre eles estava Forza 5,o quão rodava 1080p/60fps travados e mesmo assim a mídia destruio o Xbox one por rodar 900p alguns multiplataformas…Não tem como defender a nojeira desses jornalistas…

        1. De onde vc tirou que jogo digital tem que estar on line? eu atualmente to sem Xbox e só jogo PS4 e qdo viajo pra praia por exemplo onde não tenho internet eu acesso meus jogos normalmente e inclusive salvo o progresso, vc não precisa obrigatoriamente salvar na nuvem se não quiser.

          1. Isso vale para alguns jogos,mas Tomb raider por exemplo só funciona se estiver online,mesmo no modo campanha(em todos os consoles)…N sei como funciona no PS4 mas no Xone parte dos saves são salvos na nuvem(nunca vi a opção de salvar direto no console) e isso pode ocasionar uns bugs quando vc joga offline como em jogos tipo Dark Souls.

      1. Quem joga com o console sem estar ligado na internet hoje em dia? Foi desproporcional porque antes do lançamento a Microsoft desistiu disso tudo, e mesmo assim o hate continuou. Martelaram tanto em pixel, mas quem jogava não via diferença nenhuma das versões dos jogos de Xbox One e PS4; a diferença era só nos números: 900p x 1080p. Não era a diferença que tinha nos jogos de X360 e PS3.

        1. Eu jogo ué…
          E a MS desistiu de tudo isso pq gerou um puta mal estar na comunidade e a Sony que não é besta foi na contramão de tudo isso ai.. só assume que o produto é o melhor console do mercado, porém de marketing a MS não sabe absolutamente NADA!!

          1. Ahh. Mas ela foi oportunista o bastante para tirar sarro do mau momento que a MS passou, se saindo como a salvadora do mundo dos games. Isso ninguém fala, nem os sonystas e muito menos a mídia devidamente paga.

      1. Isso sem dúvidas, geração passada eu fui de 360 praticamente ela toda só peguei um ps3 em 2011 pra jogar os exclusivos da sony, eu ia de xone pra próxima geração, mas depois desse marketing desastroso do one eu escolhi o ps4 e não me arrependi, adquiri um xone depois, mas depois de ter o ps4 a 4 anos.

  8. O que passou já era e não vai mudar, o qué importa é como ela procurou contornar isso.

    Estamos vendo agora e tem muito mais para ver.

  9. Acredito que a retro e o GP salvou o Xbox nessa geração. Aliás prefiro o Xbox por “N” motivos. Além do mendigo pass e os bugs que fazem a galera feliz. Gosto da MS desde a parceria que teve no Dreamcast da Sega, que acho uma ótima empresa de games.

  10. A oitava geração ensinou à Microsoft que console significa “vídeo-game” e não “central multimídia”.
    Infelizmente, para eles, a Sony já sabia disso desde o PS1.

    1. Negativo. A Sony sempre usou esse marketing ao seu favor, no ps1 falando do seu console tbm como um player de música, no ps2 como o dvd player mais barato, o que ajudou a vender o console p muitas famílias e no ps3 bateu forte na questão de ser o Blue ray player mais em conta.

        1. Negativo, com o PS2 para fazer com que os pais comprassem o console para seus filhos, ela bateu forte no mercado americano nessa categoria, o dvd player mais barato do mercado. Não sei se viveu a época. De qualquer forma vc pode verificar a má vontade da midia de qualquer forma, pois no inicio da geração não teve essa de foco>adcionais, o xbox tinha muito mais exclusivos e de maior qualidade que a concorrência, mas isso foi deixado de lado em detrimento de resolução, que era diferente em apenas alguns jogos e imperceptivel, deiferente de hoje em dia que é uma surra. O sonysta vem com essa de exclusivo pós 2017, quando no inicio do ano a sony MENTIU, com uma serie de exclusivos temporarios somados aos seus,

        1. E o advento do streaming não é? Muito mais disruptivo que uma simples maior capacidade de armazenagem de uma midia fisica. Foi má vontade mesmo, o que serve para um não serve para outro.

    2. Apenas a apresentação que foi errada, hoje as coisas se mostraram como a Microsoft vislumbrava no passado e até mesmo a Sony seguiu porém algumas pessoas não aceitam.

      A Microsoft estava certa mas apresentou errado!

    3. A Microsoft lançou o Xone com Forza 5,killer instinct,Ryse e Deadrising 3 enquanto a Sony lançou o ps4 com Knack e Killzone…A MS sempre deixou claro que a revelação era sobre o console em si e que a E3 seria focado nos jogos e assim foi…Eu achava o Don mattrick um bosta pelas declarações dele e tbm acho que n foi a melhor forma de apresentar um console mas o Xbox one sempre teve foco nos jogos.

    4. O PS1 surgiu de uma colaboração fracassada com a Nintendo.

      O PS2 era um aparelho de DVD que podia rodar jogos, e o PS4 é essencialmente um blu-ray player que também roda COD e FIFA.

  11. Espero que o próximo Xbox tenha uma gestão de jogos que esmague a concorrência. Esse é o fator que cala a mídia e todos os hateres.

    1. Sim, e depender muito de estúdios third-partys como geralmente a Microsoft fez é um alto risco. Por isso criou uma divisão específica para jogos, a Xbox Game Studios, e está contratando diversos novos estúdios e investindo pesado neles com expansão, contratação de profissionais, tecnologias, etc., e que trabalharão em cooperação entre eles, e isso é muito importante, pois um mesmo profissional poderá contribuir em vários projetos e vários estúdios. Assim a Microsoft se prepara para ser única até nos lançamentos de jogos com mais regularidade e também variados, de indies a AAAs, de singleplayers a multiplayers de todos os tipos. O objetivo é tornar o Game Pass um serviço único, definitivo de jogos.

      1. Mas a MS também nao pode depender totalmente dos seus first-parties. Nem a Nintendo, que realmente é o console dos exclusivos, conseguiria se manter só com eles.

      2. Concordo. Pelo que tem se mostrado agora é só aguardar sair os games e assim ditar uma nova tendência de lançar jogos no mercado.

  12. Foi a pior apresentação de um video-game que eu já vi,e olha que eu já vi o Zeebo kkk.Sério,depois que o Phil Spencer contornou essa merda ficou mil vezes melhor.

      1. A chances de ouvirmos a mesma piada no próximo lançamento, não vou ficar surpreso em ver eles tentando empurrar um console a 700 dólares

  13. A plataforma e poderosa, mas o foco tem que ser nos games e de qualidade, investir em inovação, permitir que as desenvolvedoras ousem nos seus projetos sem restringidas. Sumir com essa PAPAGAIADA de “plataforma como serviço” e “evangelizadores” monte de dinheiro jogado fora. Espero que a geração Scarlet seja de muitos games de qualidade.

    1. É só isso que falta mesmo, e justamente o motivo da criação do Xbox Game Studios. Um system seller no lançamento como Zelda ou God of War.

  14. Com tudo ao final da geração o xbox terminara com mais prós do que contras, vale muito apena ter um xbox valeu Phil o mais odiado pelos sonystas kkkkkkkkkkkk…

  15. O inicio do Xbox One deveria ser um modelo eterno de marketing do que não se fazer. Apesar disso o console começou bem a frente da concorrencia com jogos interessantes como Dead Rising 3, Ryse, Killer Instinct e Forza Motorsport 5, enquanto o PS4 tinha Knack, Killzone e um jogo de navinha. Alias, o PS4 ficou tanto tempo sem conteudo que so restava pra midia falar de diferença de resolução de jogo multiplataforma.
    A questão sobre a proxima geração é porque a maior parte dos jogadores (vulgo massa casual) vão adquirir um console novo ,Scarlett ou PS5, se ambos vão ser retrocompativeis com todo seu catalogo de Xbox One e PS4. Se os jogos forem apenas melhorar FPS e resolução apenas entusiastas vão comprar de inicio, e o Xbox One X e o PS4 Pro vão virar modelos de entrada.

    1. O pior é que colocavam aquele jogo de navinha(resogun) como a melhor coisa do mundo….MANO QUE NOJO DA MIDIA…isso pq era o único jogo no PS4 rodando em 1080p/60fps enquanto Forza 5 rodava nessa resolução no Xone e eles não falavam nada.

          1. Que preconceito é esse meu jovem? Posse nem usar meu bolsa fome pra comprar os produtos dos americanos imperialistas. ?

  16. Na Eurogamer de Portugal, conheci um cara que entrou em depressão por conta dos problemas que enfrentaram na Microsoft. Ele foi responsável pelo Design do Windows 8, Windows 10, Windows phone e outros projetos, além de participar também com algo relacionado ao Xone…não estou falando isso para causar flame war e zoar, porque acho assunto bem sério.

    Ele fez um depoimento comovente em relação a esses trabalhos e da um parecer bem detalhado de como ele se sentia em relação aos projetos que foram cancelados, e claro como as pessoas se sentiam com o lançamento do Xone. Vale uma leitura…o nome dele é Igor Gabriel e para quem se interessar, o link é esse:

    https://www.eurogamer.pt/articles/2019-08-12-minecraft-super-duper-pack-cancelado#comments

    1. Acabei de ler, muito impressionado com a história dele… Disse algo promissor TB:
      Quanto ao Xbox, não se preocupe, também só desejo o melhor para a plataforma, ela sofre muito de deficiência em alguns AAA, mas atualmente vem preparada pra corrigir tudo isso, atualmente conta com 14 estúdios de desenvolvimento, e posso lhe afirmar que estarão vindo grandes jogos Narrativos e focados na História, por times como Playground Games, The Initiative, Double Fine, Coalition, InXile, Obsidian & Ninja Theory, ficarás surpreso com o catálogo de jogos que esses times estão preparando, e serão de larga e grande escala, jogos AAA bem projetados e de muita variedade, tenho certeza que se encantará;

      Vamos aguardar, vem coisa muito boa pra próxima geração!

      1. Bom, vindo de um cara que trabalha lá de dentro, a fonte é fortíssima….só não sei se serão jogos AAA, com grandes investimentos tal qual um Gears, Halo ou Forza, mas que novos jogos estão vindo, isso é óbvio..

        Voltando a zoeira agora, estão focando em single players….quero ver se a maioria dos usuários vão falar que é “filminho”, ou que sem multiplayer não presta….o que vai ter de caixista hipócrita elogiando e idolatrando esses jogos single players não tá no Gibi….

        1. Rsrsrs, tenho q concordar com vc!
          Eu jah gosto dos single players da Sony, tenho PS3 e me diverti bastante com os exclusivos e etc, mas em termo de custo benefício, Xbox One se sobressai a concorrência. Comprei meu primeiro Xbox e n pretendo migrar pra outra plataforma. Gostei demais!
          Agora, com relação ao rapaz trabalhar Lah na MS, o Jorge deveria estreitar um contato com ele, ajudaria bastante nas news Aki do site, caso ele jah n esteja fazendo isso!

  17. Ontem, assisti a Liverpool vs Chelsea… A quantidade de vezes que vi o Logo do PS4 na transmissão foi imensa! Isso eh marketing agressivo! A MS precisa investir pesado na marca Xbox, independente do evento, esporte, etc precisa fixar na cabeça das pessoas o seu produto. Isso a Sony faz como nenhuma outra…

    1. Já falei aqui diversas vezes que a MS acha que todo produto dela se vende sozinho ou é estritamente necessário como o Windows e o Office.

  18. O estranho é esperar seis anos pra falar o óbvio … que ninguém ficou satisfeito com aquele lançamento catastrófico… apesar que se falassem na época seria muito pior pra imagem do console no mercado ?

    1. O Xbox one não lançou dessa forma…Ele chegou no mercado sem a necessidade de usar o Kinect o tempo todo,sem restrição de jogos usados ou de internet e aqui no Br chegou por 2300, enquanto o ps4 chegou por 4000…Além de ter vindo com Forza 5,killer instinct,Deadrising 3 e Ryse…Só que realmente n vendeu muito bem.

      1. Não existia a necessidade de usar o kinect mas era obrigado a comprar no pacote inicial somente depois de um tempo que retiraram o mesmo… fora a escolha de memória DDR 3 enquanto o PS4 usava DDR5 o que forneceu maior velocidade a concorrência e pra ajudar o PS4 fat apresentou uma potência grafica superior ao Xbox One base… foram vários fatores que ajudaram a Sony e atrapalharam a Microsoft nessa geração… agora é esperar para ver a próxima…

  19. Você deve ser filhote de papai para tá trocando de games todos os anos aqui nesse país de fresco não dá para acompanhar os ricos não tem gente aqui que não tem né internet quanto mais tá jogando dinheiro no rodo desculpe aí as palavras

  20. Marketing nunca foi o forte da MS. Nem o próprio Windows ela divulga direito. Eu mesmo só lembro de ter visto três ou quatro comerciais massivos relacionados aos produtos MS na TV aberta: Windows XP, MSN Explorer*, MSN Messenger e Windows 7. Se houveram mais me atualizem pois aboli TV aberta tem quase 10 anos. A sorte dela é que o Windows se vende sozinho.

    * O MSN Explorer foi um browser lançado um pouco depois do Windows XP e não era mais do que um front-end ou interface mais colorida e bonitinha que usava o motor do Internet Explorer 6, mas não teve sucesso. Era mais integrado ao MSN Messenger e ao Hotmail, como +/- acontece hoje com a integração do Google Chrome com alguns serviços da Google.

  21. Parece a historia de origem do Batman ! Todo mundo sabe, mas ainda assim ela precisa ser recontada a exaustão !!! Isso é passado, assim como a historia de outros consoles, e não justifica mais as atuais criticas ao console.
    Até mesmo o Xbox One X é criticado, ficam buscando detalhes para exaltar negativamente, diante de tudo de excelente que o console tem !
    Eu no início até dava atenção, hoje… só leio o que sei que vai me agregar, se eu perceber que a função do meio de comunicação é criticar a plataforma que eu gosto, apago !
    Tem muitos sites como a Voxel, o Game Vicio, o The Enemy, todos eles eu nem sei se existem mais e o que estão fazendo…
    É tranquilamente possível divulgar uma informação sendo imparcial, se não tem competência para isso vai perdendo inscritos…
    E isso vale para AMBOS ! Se só elegia o Xbox sem criticas também não serve, tem apenas que ser IMPARCIAL !!

    1. Por mim o site ou canal de youtube pode ser fanboy, desde que isso seja declarado, que nem aqui. O grosso da midia paga de imparcial, mas não e. Pagar de isentao é a postura mais canalha que um formador de opinião pode ter.

      1. Exatamente ! Se o cara gosta de determinada plataforma tem que buscar informações de qualidade sobre ela. Isentões não fazem isso, passam informações como papagaios, sem pesquisar ou mesmo validar o que está lendo ou transmitindo.
        Os sites que mencionei, tentam ser isentos, mas não conseguem, e isso é muito chato ! É só comparar qualquer vídeo da plataforma que eles preferem com um da plataforma que eles não gostam. É muito broxante !

  22. O conceito do Xbox One como central multimídia durou mais ou menos até o primeiro semestre de 2016, com o lançamento do Quantum Break, que misturava videogame com seriado. No Quantum Break eu achei boa a interação, mas o jogo não foi um sucesso comercial, o que enfraqueceu ainda mais o conceito original do console e desencadeou a mudança vista a partir do lançamento do Xbox One S.

    A principal consequência negativa dessa aposta foi a elevação do universo expandido de Halo ao mesmo nível do cânon dos games, o que já havia começado na época da Bungie e foi reforçado pela 343i. Dessa forma, o Halo 5, em vez de ser o ponto central daquele capítulo da saga, acabou sendo só mais um dos elementos que você tinha que consumir pra saber o que, de fato, estava acontecendo em Halo, o que diminuiu indevidamente o peso do jogo.

    Não bastasse isso, a Microsoft falhou no marketing do enredo da campanha do Halo 5, ao não entregar personagens e histórias com a riqueza prometida. Ainda assim, muita gente por aí que critica o enredo do Halo 5 bate palmas pra roteiros de quinta categoria, tanto na concorrência como entre os terceiros…

    Sorte da franquia que a 343i acertou demais o gameplay, embora os puristas chatos reclamem dos jatos na armadura do Locke. Ora, Halo 5 é um dos melhores jogos FPS da geração e candidatíssimo a ser o melhor. A história é ruim? E daí? Como se Doom e Wolfenstein II, ou mesmo Far Cry 5, tivessem histórias espetaculares…

    O que segurou o Xbox One no mercado foi a força da marca Xbox, porque o foco em multimídia foi um dos piores erros já cometidos pela Microsoft. Aliás, aquele início de década teve um monte de cagadas em todas as frentes, inclusive no próprio Windows que é o carro-chefe da empresa!

    Entretanto, eu diria que as pessoas, por algum motivo que desconheço, tendem a odiar a Microsoft muito além do razoável. Nos videogames isso é bem claro: se um jogo não sai no PlayStation ou mesmo na Nintendo, até parece que perde a “magia”. É uma forma tão tosca de pensar que me dá pena.

    Mesmo porque a Sony e especialmente a Nintendo enfiam o tronco no nosso toba sem dó, e sem vaselina. A Nintendo por exemplo é aquela empresa que devolve o apreço dos fãs criadores de jogos inspirados nas obras dela com intimações de advogados mandando esses fãs pararem de divulgar seu trabalho, sob ameaça de processo.

    Quanto ao Windows, as pessoas botaram na cabeça que é uma espécie de “grilhão” enquanto mexem num sistema pior ainda nos seus smartphones (Android) e desconhecem o conjunto de gambiarras chamado Linux.

    A solução só pode ser a empresa mudar de nome. Não é possível que tudo o que eles façam seja ruim, ou ainda mal-intencionado! Não estamos falando da EA…

  23. Por mais que a Microsoft tenha tido uma péssima apresentação na E3 de lançamento, o Xbox conseguiu entregar mais jogos e melhores que o PS4 nos dois primeiros anos de lançamento. Só o Killer Instinc e Rome Son of Rome no dia de lançamento do console já eram superior a qualquer coisa do PS4.

  24. Sobre os rumores do console funcionar apenas conectado à internet e não poder emprestar nem vender a mídia física, esses foram rumores que também circularam o PS4, e não só o Xbox. Se olharem os rumores de 2012/2013 vão ver vários sites noticiando sobre o “futuro” PS4 também ter jogos em mídia física vinculadas ao console e que não poderia vendê-lo e nem emprestar. Eu só não coloco o link aqui, porque o site bloqueia comentários com links.

    O problema é que a Microsoft foi a primeira a apresentar a E3, mostrar o console e falar sobre os planos para o futuro.

    A Sony subiu ao palco no dia seguinte, se não estou enganado, e isso foi tempo mais do que o suficiente para ela mudar de estratégia e enfatizar o contrário de tudo o que o Don Matrick afirmou sobre o Xbox, após ver a recepção negativa da mídia. Como se não bastasse isso, Don Matrick ainda mandou para os jornalistas:

    “Existe um produto para as pessoas que não querem um console Aways On e com possibilidade de jogar seus jogos Offline… Este produto se chama Xbox 360!”.

    Todo o ódio do Xbox que vocês vêem hoje, é derivado desse dia em diante. A Nintendo cometeu esse mesmo erro na geração Nintendo 64, e acabou que isso a prejudicou por uma geração inteira, tendo de mudar toda sua estratégia para não ir para o limbo, como sua rival Sega.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *