A marca Xbox viveu os tempos de ouro na era do Xbox 360, e foi a partir daí que o monopólio do Playstation acabou e a Sony aprendeu a dividir esta parte específica do mercado de games com a Microsoft. Entretanto, o Xbox One não deu uma boa continuidade a isso e muitos culpam a gestão de Don Mattrick que estabeleceu políticas que foram duramente criticadas.
Um dos vários erros considerados por Don Mattrick foi quanto transformar o Xbox em um TV. Para se ter ideia, no primeiro anúncio do Xbox One não existiam jogos, era apenas o “TV, TV, TV”. Muitos fãs do Xbox 360 não gostaram nada disso, e a Sony quis se aproveitar da falha de Don Mattrick para promover o Playstation 4, uma história bem conhecida na indústria.
Dentre vários aspectos, na época foi lançado o aplicativo Xbox OneGuide TV e que soubemos agora que será encerrado em maio de 2021 e representa um evento importante porque pode ser considerado o fim oficial da era do “Xbox TV”, ou da visão original do Xbox One de Don Mattrick, que queria a o console dominasse não apenas em jogos, mas também em filmes e séries.
Atualmente, estamos na era Phil Spencer e tudo isso mudou, agora o Xbox é voltado estritamente em jogos e serviços que tiram o maior proveito nisso. As máquinas são construída com essa função em mente e investe os recursos financeiro em compra de estúdios de desenvolvimento de games e não em criação de séries como foi com Quantum Break.
A Microsoft disse o seguinte: “Com base no uso e no feedback obtido dos usuários, continuamos a desenvolver a experiência do Xbox”, disse Jonathan Hildebrandt, gerente de programa para Experiências do Xbox da Microsoft, “Para dessa forma, a partir de maio encerraremos o suporte para o guia de TV do OneGuide no Xbox One.”
Entretanto, temos que falar que o OneGuide TV também foi uma ferramenta bastante interessante: no Xbox One permite ter informações sobre os canais de TV acessíveis aos usuários e também organizá-los, além de obviamente assistir à TV pelo app. Porém, este recuso é melhor aplicado no Xbox One que possui uma porta HDMI-in para TV, mas que isso não está presente no Xbox Series X|S, por isso entendemos essa remoção.
Na prática, aplicativos específicos para esses serviços, como Netflix, Amazon Prime Video e Disney +, contornam qualquer esta situação. Então, você deve estar preparado para que o OneGuide TV no Xbox One seja excluído em maio de 2021, e acreditamos que não voltará mais.