Phil Spencer explica porque o Xbox decidiu originalmente competir contra o PlayStation

© Microsoft/Sony Interactive Entertainmen

Não estamos em um guerra, mas na verdade é muito favorável para os consumidores que exista uma competição de empresas gigantes em busca do seu dinheiro. Agora é hora de falarmos da rivalidade entre a Sony e a Microsoft que já foram parceiras no Windows com os notebooks da Vaio, mas que nos videogames são concorrentes diretas.

Fruto desta competição, a Sony teve que apostar em jogos exclusivos lá no Playstation 3, após ver o Xbox 360 liderar basicamente por toda a geração em vendas de consoles, jogos e serviços. Por outro lado, foi a vez da Microsoft se mexer com o Xbox Game Pass e a aquisição de vários estúdios de jogos, para que o jogador ganhe. Mas por que a Microsoft entrou na indústria de jogos em primeiro lugar? O chefe do Xbox, Phil Spencer, esclareceu o porquê.

Está disponível um séria no serviço Crackle chamada Playing With Power: The Nintendo Story (que só está disponível nos EUA), Spencer foi questionado por que a Microsoft queria entrar na indústria de videogames, quando parecia tão impenetrável na época com a Sony e o Playstation.  Lembre-se, o Playstation 2 era muito forte e quase imbatível.  Porém, com um contagiante sorriso no rosto, ele respondeu que era para “se defender” de um mercado em crescimento.

“Como acontece com muitas coisas na história da Microsoft, não tenho certeza se queríamos ‘entrar’ tanto quanto gostaríamos de ‘defender’. A casa para o Windows era importante, os PCs domésticos [para consumidores e não empresas] eram essenciais para o crescimento da Microsoft, e nós queria ter certeza de que, à medida que os consoles de videogame estavam crescendo, poderíamos mostrar o que uma plataforma Microsoft Windows em casa poderia fazer, e os videogames eram um grande meio para fazermos isso. “

O êxito da Xbox Live também foi questionado nesta série, e como foi uma “grande aposta” para a empresa da qual ele se orgulha. Aqui está um pouco do que ele tinha a dizer:

“Acho que ficamos satisfeitos com a reação da [Xbox Live], mas também esperávamos, então foi uma grande aposta para nós, e estou orgulhoso disso na história do Xbox, a quantidade de foco temos em jogos online, e acho que é uma inovação que as equipes trouxeram para o console em casa que realmente ajudou a tornar isso uma norma e uma expectativa. “

Está claro que a ideia do Xbox Live valeu a pena e a decisão da Microsoft de ingressar na indústria de jogos a tornou um de seus líderes hoje – conseguindo até prosperar ao lado do PlayStation. Ninguém sabe onde a empresa irá agora, mas com serviços como o Xbox Game Pass em ascensão, parece um horizonte brilhante. Desse modo, agora sabemos que o Xbox foi criado mais como uma proteção para os jogos de PC com Windows, mas que acabou sendo um produto de grande sucesso.

Você concorda com os comentários de Spencer sobre a ascensão do Xbox? 

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *