A Microsoft está certa: duas telas são uma aposta mais segura do que as telas dobráveis

Havia muitos rumores que antecederam o evento da Microsoft sobre um Surface dobrável. Mas, em vez de obter um verdadeiro dobrável, com uma única tela dobrável, a Microsoft nos mostrou o Surface Neo e o Duo, que apresentam duas telas conectadas por dobradiças. Claro, eles podem parecer um pouco arcaicos em comparação com as telas OLED dobráveis ​​que os fabricantes de smartphones estão correndo para colocar nas prateleiras, mas talvez as telas dobráveis ​​sejam mais problemáticas do que valem. O uso de duas telas ainda nos dá uma amostra de toda uma nova geração de computação, onde nossos dispositivos podem assumir novas formas, mas o fazem com menos dores de cabeça.

Agora, está claro que os fabricantes de celulares estão esfriando o hype em torno dos smartphones dobráveis ​​após os problemas do Galaxy Fold da Samsung. Não é difícil imaginar o porquê: fazer uma única tela flexível capaz de suportar a tortura do uso diário é incrivelmente difícil. Basta olhar para os avisos insanos que a Samsung colocou no seu Galaxy Fold: mantenha-o longe de moedas, chaves e cartões, você sabe as coisas que também colocamos nos bolsos. Não exerça muita pressão na tela, mesmo com as unhas. E não se esqueça de manter a dobra longe de pequenas partículas, como fiapos de bolso! E não se esqueça, nunca torça seu telefone da maneira errada.

Esses problemas são menos problemáticos em dispositivos como o Surface Neo e Duo. Em vez de estressar a tela diretamente ao abri-la e fechá-la, a dobradiça sofre o impacto dessa força. Você também pode dobrar os dois dispositivos Surface em 360 graus, permitindo que eles passem da sensação de livreto para apenas uma única tela quando precisar de algo mais compacto.

Isso é algo que os telefones dobráveis ​​OLED simplesmente não podem fazer. O Galaxy Fold conta com uma tela externa estranha e fina quando é fechada. Enquanto isso, o Mate X da Huawei tem toda a sua tela dobrável do lado de fora. Embora isso o torne utilizável quando está “fechado”, também deixa sua preciosa tela completamente vulnerável. Isso é particularmente ruim, já que as telas dobráveis ​​não podem ser cobertas de película de vidro – ao que parece, não dobram muito bem – e você provavelmente não poderá cobri-las facilmente com capinhas.

Simplificando, o uso de duas telas separadas é uma grande vitória para a durabilidade. Quando estão fechados, o Surface Neo e o Duo parecem um pouco com estojos de jóias protegendo suas preciosas telas. E mesmo que seus exteriores também estejam cobertos por Gorilla Glass, os representantes da Microsoft dizem que ainda são fortes o suficiente para sofrer algumas quedas. E isso não é algo que você deseja quando estiver pressionando o LTE em todos esses novos dispositivos.

A desvantagem de usar telas duplas, é claro, é que você terá que conviver com a dobradiça e a moldura no meio. Não é tão fácil quanto um único OLED dobrável. Mas, com base nas demos que vimos, as duas telas ainda parecem muito úteis. Você pode arrastar aplicativos facilmente para qualquer tela e estendê-los pelas duas telas, se desejar uma experiência semelhante ao tablet. Talvez seja apenas porque eu estou acostumado a trabalhar em vários monitores, mas a interrupção entre as telas não me incomodou tanto quanto.

O design do Surface Neo e Duo também permite acessórios que podem não funcionar facilmente com uma tela dobrável. Há um teclado Bluetooth fino para o Neo que pode grudar magneticamente na parte traseira e girar sempre que você precisar digitar. Quando você faz isso, o Neo transforma a parte inferior da tela ainda exposta em algo chamado “Wonder Bar”, que contém emojis e outros atalhos, semelhantes ao TouchBar da Apple. Você também pode pressionar um pouco o teclado, para que fique logo abaixo da tela superior e usar a tela inferior como um touchpad. E se você preferir escrever com as mãos, também pode anexar magneticamente a nova caneta de superfície fina na parte traseira do Neo.

Agora, tenho certeza de que descobriremos como fabricar telas OLED dobráveis ​​confiáveis. Mas com base em todos os problemas em torno do Galaxy Fold e no fato de termos visto apenas uma outra pequena empresa enviar um dobrável, parece que ainda temos um longo caminho a percorrer.

E depois há a questão do preço. O Galaxy Fold é vendido por quase US $ 2.000, é o preço de um laptop caro. Não sabemos quanto custará o Surface Neo e o Duo, mas aposto que eles são muito mais baratos, pois não contam com uma tecnologia de tela não comprovada. O Neo também terá concorrência de outros dispositivos com Windows 10X, o novo sistema operacional da Microsoft para monitores duplos, o que deve ajudar a manter o preço sob controle.

Também é um bom sinal de que a Microsoft está aproveitando o Neo e o Duo, que devem ser lançados durante o final de 2020. Eles não estão correndo para ser os primeiros como a Samsung e, com sorte, isso ajudará a evitar problemas de engenharia embaraçosos. O salto em direção a toda nova geração de computação é delicado, e lançamentos desleixados de produtos podem facilmente matar o interesse do consumidor. A Microsoft pode não ter todas as respostas quando se trata de dispositivos de tela dupla, mas pelo menos está lidando com os problemas óbvios que os dobráveis ​​enfrentam atualmente.

31 comments on “A Microsoft está certa: duas telas são uma aposta mais segura do que as telas dobráveis

  1. São propostas diferentes pra utilidades diferentes, eu acho. Não vejo como usar uma tela dupla como uma mesa digitalizadora pra arte digital, nem pra um projeto de CAD ou qualquer tipo de projeto gráfico… Pra isso, uma tela dobrável é bom.
    Por outros lado não consigo ver uma tela dobrável como algo eficiente pra games, mas duas telas, como o DS/3DS já nos mostrou, é bem eficiente.

    1. Bom, neste caso citado (arte digital), realmente, ele não seria viável. Seria melhor o Studio e Surface com tela destacável. Realmente, o Neo e o Duo não foram feitos arte digital.

  2. Também acho que foi uma solução mais segura usar duas telas e tomara aquela borda no meio seja bem fina . também é a solução da LG que só acrescentou um acessório que da mais uma tela no smartphone .

  3. Pra mim a empresa já pensou pequeno, enquanto todas estão buscando algo inovador e novo a MS de novo apostando em coisas mais simples e sinceramente…daqui pra final de 2020 os dobráveis vão evoluir demais….principalmente agora está na mão do consumidor.

  4. Concordo.
    Compraria essas soluções da Microsoft mas não compraria as soluções da Huawei e nem da Samsung pois as tela unica dobravel não me passa confiança. Ainda é um tecnologia em testes (tipo um alpha), ainda vai demorar um pouquinho pra ficar confiavel.
    Já a solução que Microsoft adotou é basicamente colar dois celulares nas dobradiças. É uma tecnologia madura e confiável a anos.

    Só lembrando do Microsoft Courier
    ————————————–

    telas dobráveis ​​não podem ser cobertas de película de vidro – ao que parece, não dobram muito bem

    Ora ora, Xeroqui Romis. Não me diga que vidro não dobra ???

    1. Mas pra algumas utilidades não é tão boa quanto uma dobrável. Assim como uma dobrável não teria a mesma eficiência pra outras utilidades
      Da Samsung eu não compro, não! Da Huawei, eu ainda boto mais fé

      1. Realmente, pode ser util pra algumas pessoas.
        Se fosse pra escolher eu tambem ficaria com o Huawei, dobrar pra fora parece mais útil do que pra dentro.

        1. Sim! E não só por isso, mas os equipamentos da Huawei têm histórico de serem menos problemáticos que a Samsung. Não lembro de nenhum negócio deles explodindo em avião

        1. Vc deve estar confundindo… O Jerry Rig não fez Review dele, só só Mate 30 de mais novo da Huawei. Os outros reviews todos, sem exceção, deram boas reviews pra durabilidade, e ele ainda não era a versão final

  5. Apesar do surface ser muito bom, meu irmão tem um, a ms deveria esquecer isto. Impossivel, neste tipo de produto, concorrer com a apple e os produtos com Android, top de linha.

    1. Mas nesse tipo de produto a Microsoft é a rainha, os dispositivos da Apple ou Chromebook do Google não chegam aos pés do monopólio dos PCs Windows.

  6. cade aquele cara q faz os comentários: não windows club, A Microsoft não está certa: duas telas não são uma aposta mais segura do que as telas dobráveis. na minha opinião windows club, ok
    (esperando comentário dele)

  7. Particularmente para meu uso diário não tenho necessidade de nenhuma das duas formas … mas pra mim a Microsoft não quis se arriscar e tentar inovar como sempre fez … e também pra carregar no bolso tanto o dobrável quanto o de tela dupla deve ser ruim …

  8. Aposta segura? Talvez…
    Mas o principal ela não fez, Software. Mesmo que o Android usado não seja by Google, ainda assim é um Android.

    MS não me convenceu com dobradiças ultra moderna e nem duas telas.

    Inovação estaria no Software, porque Hardware, temos aos montes.

  9. Não achei muito relevante ou inovador visto que a Nintendo já teve essa ideia de aparelho com dual screen

    Além de que muitos celulares e tablets tem o recurso de dividir a tela o que com telas grandes acaba sendo praticamente uma dual screen

    TB tem o fator de que telas são caras e em um celular ou tv é um dos componentes mais caros se não o mais caro, se deu dead pixel, quebrou , trincou Ou se deu qualquer outro problema prepare-se para desembolsar um belo valor para trocar…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *