A Microsoft está chegando aonde queria chegar, mas o caminho foi longo

pocket-pc-mobile

O Windows Central fez uma matéria que achei interessante em compartilhar com vocês. O artigo trata das pretensões da Microsoft ao longo das anos, falhas e nostalgias.

Ao longo dos anos a plataforma móvel da Microsoft ocupou uma posição de mercado muito maior e, consequentemente, mais visível (embora ainda pequena), do que nos dias de hoje.

A Microsoft não se importa com a participação de mercado específica do Windows Phone

Bem, a Microsoft já encerrou a linha Lumia há um ano, o último aparelho foi o Lumia 650. Está mais do que claro que ela não se importa com os números de usuários específicos do Windows Phone. A questão é: por quê? A resposta provável: danos colaterais.

A Microsoft já assumiu que perdeu a “guerra dos smartphones” e retirou sua linha do campo de batalha. Mas ela não admitiu que perdeu a “guerra móvel“. A empresa quer chegar na frente na próxima geração de aparelhos, na era que está sendo chamada de “pós-smartphone”.

Da perspectiva da Microsoft,  smartphones e dispositivos móveis são duas coisas completamente diferentes. E a Redmond está apenas começando – novamente.

“Windows no celular” teve uma trajetória longa

samsung-omnia-i900

Não se engane, usufruir de todo o poder do Windows em dispositivos que cabem no bolso e que suportam rede celular sempre foi o objetivo final da Microsoft em sua jornada “Windows no Celular”. A nova guerra móvel pós-smartphones será travada justamente com a finalização dessa premissa.

A nova geração nem lembram deles, mas a Microsoft começou a tentar colocar o Windows no bolso com o Pocket PC 2000, que era baseado no Windows CE e estreou nos anos 90. Era um pouco desajeitado e não muito intuitivo, mas poderoso para o seu dia.

A linha Pocket PC continuou com Pocket PC 2002 até Windows Mobile 2003 que foi sucedido pelo Windows Mobile 2003 SE. O Windows Mobile 5.0 veio depois, e como seus predecessores, ele trouxe elementos da área de trabalho do Windows para um dispositivo de bolso.

O que poderia surpreender é que o Windows Mobile tinha 42% do mercado de smartphones. Naturalmente, o seu espaço neste mercado era baseado no público corporativo, mas muitos consumidores regulares adquiriam tais produtos. Era assim atá que a Apple “redefiniu” o espaço nesse com o iPhone amigável a tela de toque, focado no consumidor. As coisas andaram mal para a Microsoft a partir daí.

O Windows Mobile 6, 6.1 e 6.5 vieram depois 5.0 e acabou (por algum tempo) de ser chamado “Windows Mobile”, e “Windows Phone” tornou-se o apelido para os esforços móveis da Microsoft lá no finalzinho de 2010.

[youtube]G3pHac6Otqk[/youtube]

A Microsoft demorou muito para entrar no mercado do consumidor com o Windows Phone, e aí o domínio do iPhone e do Android já estavam estabelecidos. O pesado estilo PC que dependia de uma caneta para o uso adequado foi abandonado.

Além disso, o Windows Phone 7 não rodava aplicativos do Windows Mobile 6.x, e muitos, mas muitos recursos foram removidos em busca de uma nova experiência. O Windows Mobile 6.x era bem aberto, estilo um PC de verdade e muitos amavam isso. Claro, o Windows Phone trouxe conceitos hubs, o estilo de tiles seguido até os dias de hoje pelo Windows, a fluidez, velocidade e segurança. Mas talvez o seu problema foi realmente ter chegado tarde demais e ter abandonado o legado dos antecessores.

[youtube]nP6gy8UXGnA[/youtube]

Com Windows Phone 8.1, a Microsoft já iniciou a aproximação com o Windows 8.1 desktop. A linguagem entre as ambas plataformas era similar, mas ainda não universal.

“Windows 10 on ARM”

arm-love

O Windows 10 Mobile chegou primeiramente para aqueles de nós que fazem parte do Programa Insiders e aqueles que compraram o Lumia 650, 950, 950 XL. Tendo alcançado o OneCore, o Windows 10 Mobile compartilha do mesmo núcleo que os desktops com Windows 10 com centenas de milhões de usuários que usam iPhone e Android também.

A maioria dos consumidores de smartphones não sabem que o seu PC esta na estratégia móvel da Microsoft.

A maioria desses consumidores tem pouco ou nenhum conhecimento da plataforma universal que liga seus PCs com a estratégia móvel “Windows no Phone” que a Microsoft vem trabalhando há anos. A versão inicial da visão da Microsoft, Pocket PC 2000, trouxe alguns elementos do Windows para computadores portáteis, mas as plataformas ainda estavam muito separadas.

Hoje, o núcleo compartilhado da Universal Windows Platform (UWP) e o recém-anunciado Windows completo rodando em processadores ARM, trazem a Redmond ao alcance de uma visão completa do “Windows no Phone”.

[youtube]A_GlGglbu1U[/youtube]

Muitas pessoas nem viram a Microsoft passar com seus sistemas operacionais móveis ao longo dos anos, e muitos nem estão cientes da guerra pós-smartphone que virá. Dadas as falhas da Microsoft nos smartphones, muitos ainda duvidam de seu futuro sucesso nos celulares.

A Microsoft está mudando o jogo bem debaixo de nossos narizes

O iPhone e Android recebem melhorias anuais com especificações de hardware e melhorias pequenas de software. Algo que poderia poderia ser um PC completo, tablet e um smartphone, provavelmente poderia chamar atenção desses usuários. Afinal, muitos deles já estão dentro do ecossistema da Microsoft, seja por PC, tablet, 2 em 1 ou Xbox.

Se a Apple ou Google anunciasse tal dispositivo, os fãs do iPhone e Android provavelmente proclamariam que estas empresas mudaram o jogo. Nas sombras da obscuridade, invisível para as massas, é a Microsoft que está fazendo exatamente isso.

[youtube]BV9Ea70d7jI[/youtube]

Através do UWP e Continuum, a Redmond criou uma plataforma para o 3-em-1s como o HP Elite x 3 que é um tablet, PC e smartphone, que executa aplicativos móveis e por meio da virtualização, programas do Win32. Com base nisto tudo que você viu, a Microsoft está prestes a lançar um dispositivo móvel final.

Caros usuários do iPhone e Android..

android-ios-windowsphone

Mais tarde, ainda este ano, parceiros da Microsoft irão lançar novos dispositivos baseados em ARM, conectados a rede celular, e que funcionem como PCs completos rodando Windows 10 ao público. Por conseguinte, a Redmond vai começar ganhando mindshare entre o público do iPhone e Android.

O CEO Satya Nadella deverá lançar um aparelho assim, o  chama de “dispositivo móvel final”, e ele é popularmente conhecido como o Surface Phone,  é um aparelho muito aguardado pela mídia que trata de assuntos sobre tecnologia. Usará Windows 10 Mobile ou Windows 10? Ninguém sabe, mas será algo misturado entre um PC e smartphone. Esta “mistura” da Microsoft tem dado certo até agora.

A Microsoft deverá lançar seu Surface Phone e realizar, por fim, a sua visão de “Windows no Celular“. Será que a Redmond vai incorporar o Windows Ink, realidade mista e outras inovações da Microsoft neste Surface Phone? Vamos ver.

87 comments on “A Microsoft está chegando aonde queria chegar, mas o caminho foi longo

  1. Entrei nessa dança com o Windows Mobile 2003SE através de um Motorola MPx220, passei por vários aparelhos de todas as versões posteriores do software (todos caros, diga-se de passagem) e fui deixado na mão em 100% das vezes, incluindo um Surface RT do qual lhes escrevo agora. Confesso que demorei, mas aprendi…

    1. Eu peguei o wp na versão 7, com um Lumia 800 (melhor celular que eu tive) aí fui de lumia 520 e antes de lançar o W10 peguei o 640XL, e a única vez que fiquei triste com a M$ foi que os wp7 n uparam pro 8… Gosto muito do trabalho dela, hj to com um lenovo vibe K5 e com o 640xl, pq n quero largar ele…

      1. Quem observa bem percebera que os melhores produtos com Windows Phone/Mobile carregam o mérito da fabricante muito mais do que do software. A HTC fazia maravilhas com o Windows assim como a Nokia fez, cada uma modificando o SO a seu modo e de acordo com as possibilidades que tinham

    2. Tive um omnia w e agora estou com um 730, também cansei de promessas, encomendei um xiaomi mi 5, aparelho que vai receber a ultima versão do android, por um bom tempo terei um smartphone atualizado.

        1. Ela está testando uma versão baseada no nougat, dizem que a xiaomi modifica tanto o sistema que nem parece um android, mas nos testes tem muita gente elogiando.

  2. Eu acho engraçado o modo que a Microsoft trabalha…

    Por mais que as pessoas aqui comentem que a solução seria fazer tudo para ontem, ela segue na dela fazendo com tranquilidade, e com essa calma toda surge o Surface Studio, Surface Book, Hololens que hoje são referencias mundial.

    Pode ser que lance um Surface Phone ou pode ser que também não lance, só saberemos quando de fato existir… Mas diante dessa transformação que a empresa tem passado e acredito que se houver um dispositivo tido a referência ele não vai ser qualquer coisa.

    1. pois é a única linha q ela fez pra ontem foi os lumias e deu ruim… mas o povo acha q a solução e meter dinheiro e tomar prejuízo enfiando sistema inacabado goela abaixo dos consumidores q vai dar certo sim.

      1. Exatamente, o Windows Phone 7.5 era muito capado, altos recursos que o Android, iOS, BlackBerry, Symbian e até mesmo o antigo Windows Mobile 6.5 tinham estavam ausentes nele, os smartphones ficavam muito limitados e as pessoas que compraram na época não gostaram.

    2. Estou no insider e tem um erro no minimo sem noçao, o meu 930 nao é reconhecido pelo sistema, os dispositios bugou, sim, é insider, teste,mas um erro infantil destes nao devem ocorrer em um build avançada.

      1. Na verdade é e a Microsoft reconheceu essa limitação e esta trabalhando para dar o poder do win32 para os UWP… Muito ja foi feito desde a primeira versão lançado em 2014, as pessoas só não perceberam a evolução que ocorreu.

      2. Nao imagino um UWP fazendo a funçao de um programa que por exemplo, substitui os comandos do teclado pelo joystick pro jogos que nao possuem compatibilidade, nao imagino um Sony vegas em UWP com todas funções, nem mesmo o Photoshop na loja em UWP, tanto e que se tem um programa em UWP , ja reparou que sempre existe a versão com mais funções em win32?

        1. Linguagem nova.
          Um Sony Vegas foi criado com muito investimento e funciona bem. Refazer tudo isso poderia não ser vantagem.
          UWP aceita programas portados do Win32, e essa já é uma grande qualidade.

    1. sim ela é, por isso o foco está sendo o desenvolvimento acelerado dela. E não só isso, eles precisam q o povo abandone o seven e 8.1 para q os devs tb animem a migrar.

  3. Estou triste com tudo que já tem acontecido, sabe muitas promessas e na verdade até agora nãos sei qual caminho ela vai tomar, e vendo isto eu tbm não sei o que vou fazer, gosto muito da linha Windows, mas no Smartphone já não sei se será possível continuar.. meu tempo está acabando, logo serie obrigado a sair desta plataforma, mas espero que isso não aconteça, pois amo Windows e seus produtos!

    1. Se ama Windows e seus produtos será feliz com eles, apenas isso.
      Não viva por promessas, até porque a Microsoft não está prometendo nada. Curte tiles? Câmera dos Lumias? Plataforma Universal? Etc., aproveite agora.

      O que a Microsoft quer trazer ninguém tem mesmo, pular de galho, a depender do usuário, só vai piorar.

        1. Tirando o Lumia 1020, 925, 950 e 950XL nenhum outro tem câmera que preste. a Concorrência Android e IOS infelizmente está muito a frente.

          1. mas é pq tirando esses ai são todos mid e low end… nenhum android mid e low tem câmera boa… o custo dos componentes acaba ficando mais caro do que o próprio celular…

          2. Comparando por categorias os lumias sempre tiveram câmeras superiores aos seus concorrentes com android, independente da categoria. Mas o W10 destruiu o processamento das imagens: Balanço de branco horrível, pixelização inclusive durante o dia, etc. Pegue um lumia com 8.1 e o mesmo aparelho com W10, tire fotos do mesmo objeto e compare a qualidade, foi isso que eu quis dizer.

          3. É só pegar as notícias quando lança att pro app da câmera e ver as reclamações de donos de 730, 640, 640XL… etc

          4. Vc ta certo sim, mas te digo irmão não troco a zeiss do meu l830 por qualquer android, vou trocar pela do 950, te digo não acho muita diferença assim, só sinto falta de fazer videos em 5.1…

          5. As fotos do meu lumia 1020 com windows 10 build 15031 continua na mesma qualidade do w8.1, pois uso o app lumia camera. O problema na ma qualidade, esta em usar o app padrão do sistema, q nem no w8.1 era bom. Nunca foi bom. Mas estou falando da melhor camera ate hj.

        2. não é o que os comparativos mostram… é lógico que quando viram esse filão que estava escapando pelos dedos as outras correram atrás, e hoje não existe mais superioridade, mas a câmera do 950 foi por um bom tempo a mais top… provavelmente o próximo smart da MS vai ser o mais top de câmera no seu lançamento, mas vc esquece que o 950 foi lançado em 6 de outubro de 2015 cara, e sinceramente, o tempo não perdoa quando estamos falando de smartphones, a cada dia sai um mais potente, inclusive de câmera, então, sim, a câmera continua top, mas hoje existe uma concorrência bem mais foda do que quando saiu o lumia 900, faz parte, cada dia eles tentam fazer algo para atrair, a câmera já está em um nível muito alto, talvez o investimento para se tornar a mais top seja tão alto que não valha a pena (o retorno e a visibilidade) mas estou torcendo para que o próximo da MS venha com uma câmera top, possibilidade de filmar e tirar fotos 360 e etc… vamos esperar, faz quase 2 anos que não temos lançamentos de ponta pela MS…

          1. Não estou falando particularmente do hardware da câmera, é obvio que isso tende a melhorar com o tempo e os lumias foram lançados há um tempinho. Estou falando do software, o W10 destruiu o processamento das imagens.

          2. isso eu concordo, mas é tudo uma adaptação, eles estão melhorando, no começo era sofrível, agora já tá boa (a meu ver) mas ainda tem q melhorar para chegar no nível que estava no 8.1, acho que eles tentaram melhorar o aspecto da velocidade e acabaram cagando… mas faz parte…

  4. A verdade é que a Microsoft percebeu que não tem talento pro mercado mobile e veio com essa desculpa de que quer estar sempre a frente. Poderia, se a Apple e a Google falissem hoje.
    A Microsoft não se consolidou no mercado mobile e é bem difícil que alguém acredite nela depois de tantos anos amargando um fracasso tão grande e tão monumental quanto foi todos os sistemas moveis que ela tentou emplacar até hoje.
    Ninguem quer viver de “talvez”…. as pessoas querem um sistema pra ontem e a Microsoft não tem isso..e provavelmente nunca vai ter. Isso gera desconfiança do consumidor que ela frustrou e do mercado que viu um enorme esforço de uma empresa que não soube o que fazer frente a duas gigantes que também começaram do zero.
    Se ela demorou, se ela não teve sorte…. azar… o que aconteceu foi uma Microsoft esforçada… mas toda atrapalhada no tocante a dar um rumo ao seu próprio sistema.

    Enfim…. quem quiser apostar DE NOVO na Microsoft que faça isso… mas não reclama se ficar vivendo de beta tester ou servindo de cobaia pra BUILD que nunca dá em nada.

    1. Nossa, não tem talento, Surface Pro, Surfacel Book são considerados produtos mobile, mobile é aquele produto que você pode levar, não é somente produtos que fazem ligação, estes produtos tendo vendas altas, enquanto Tablet e Notebol com Android e Chrome OS caindo.

    2. Kkkkkkkkk não que ela reconheceu que não tem talento, ela apenas reconheceu que não pode brigar com os sistemas existente da forma que estão hoje. Você com esse pensamento ficaria patinando da mesma forma que a Microsoft estava, não se faz nada da noite para o dia e não se insiste no que esta dando errado… Ou se muda e tras algo atraente para sua plataforma ou fica na mesma que estava quando lançou o 8.1…

    3. Mas todo mundo é Beta Teste, você que usa Android é, Android não esta completo, se estivesse, não precisaria lançar novas versões todo ano, com novos recursos, ou novas melhorias ou mesmo, mudanças de interface, isso só mostra que nenhum sistema é acabado, ou já é finalizado, pois se fosse, não precisaria de melhorias constantes.

  5. A Microsoft está indo pro caminho certo. É só parar de ficar matando suas versões operacionais e quieta o facho com o Windows 10. Por mais que muita gente tá revoltado por ela ter abrido mão do 8.1 e a linha Lumia, foi o melhor a fazer, para assim não só criar um dispositivo definitivo, mas um sistema operacional definitivo também. Estou apostando muito nisso e espero que os OEMs tragam dessas novidades para o Brasil.

    1. caminho certo? que camnho?

      gastou bilhões com a nokia, não sei quanto com o desenvolvimento do WM… pra ter 0,1% do marketshare?

      cara, 0,1%

      1. Digo de agora com o Windows 10 pra frente. E também acho que Microsoft cagou com o investimento na Nokia pra depois simplesmente matar tudo aquilo que foi construído com os Nokias Lumias etc. Porém agora eu acredito que a Microsoft tá indo para um rumo certo. Desde que não pise na bola como outras vezes.

        1. Cara, com o Windows Phone 7 foi a mesma coisa.. “agora vai”.

          Aí lançaram o WP8 e cagaram no 7 (até dava pra entender, porque houve alterações profundas, principalmente no kernel).

          Aí agora com o W10M falaram a mesma coisa… e dessa vez sem desculpa pra não atualizarem vários aparelhos (pois rodavam no Insider).

          Mas se vocês acham que agora substituindo o W10M pelo W10 vai ser outra coisa…

          Bem, pelo menos vocês finalmente estão aceitando que a MS não pretende continuar com o Windows 10 Mobile pois é melhor usar o Windows 10 no lugar.

          1. Provavelmente um dos motivos ela está criando o Windows 10 para todos tipos de tela exatamente por isso; se em um nicho não estiver lucrando, não terá tanto problema, pois é um só sistema para todos tipos de hardware. Provavelmente quem vai ter mais prejuízos se o Mobile não alavancar, vão ser seus OEMs que coloca este sistema para rodar em seus hardware móvel.

          2. Você acha que a MS vai continuar com o W10M pra ser usado pelas OEMs em smartphones e criar um mobile device, do tamanho de um smartphone, rodando o W10 ?

          3. A intenção dela não é que os OEMs usem o sistema operacional dela, independente de qual tipo de tela?

  6. Sei que WP7 era o começo e em termos de SO era o mais fraco e não tinha quase recurso nenhum, mas surgiram vários aparelhos legais na época. Esses de teclado físico como o da foto eram uma mão na roda. Deveriam ter modelos novos assim.

  7. Eu só quero ver o grau de acessibilidade desse Super Telefone. Aposto que vem a preço de iPhone 7, ou melhor, quando vier, vai concorrer com o iPhone 10. Até lá, continuem com seus Lumias defasados…

    1. Sim, provavelmente o futuro flagship da Microsoft será caríssimo, a exemplo da linha de híbridos Surface, mas é para isso que existem as OEMs, pegarem o exemplo da empresa que criou o projeto e fazer algo semelhante só que bem mais em conta. Enquanto isso a vida continua e as pessoas podem sair do sistema e voltarem quando quiserem, simples; as opções estão aí.

      1. Windows Mobile de outra OEM sem Carl Zeiss, Clearblack e PureView e design icônico dos Nokias? Pouca gente se agrada disso, queríamos novos Lumias com Snap 820…821…

        1. A questão é: A marca lumia foi descontinuada…
          É bem óbvio que, até então, a Microsoft não mais fabricará lumias, os legados, e esse mercado que antes pertencia a eles passará a ser desempenhado pelas OEM’s – o que é muito bom.
          O “Dispositivo Móvel Final” da Microsoft seguirá a filosofia Surface, serão uma vitrine, um exemplo a ser seguido.
          Clearblack, lente zeiss e outras tecnologias pertencem a Nokia e foram licenciadas à microsoft – no site tem uma matéria falando sobre – novas tecnologias surgiram e com variedades de OEM’s será mais fácil que surjam novas tecnologias.

    2. Resumindo: Smartphone da Microsoft para a massa (povão) já não será mais realidade, o tal ”Surface Soon Phone” será para super entusiastas e executivos, ou seja, vai ser direcionado para poucos…vai ser caríssimo e não se tornará popular (Suface Pro é perfeito e pouca gente mundo afora possui). Capitães abandonem o barco, pois aquela expectativa foda de ver novos Lumias sendo lançados acabou por muito tempo talvez.

  8. Só espero que ela não entre nessa era pós-smartphones tarde novamente, pq o Continuum do Windows (que veio depois da Moto) chamou a atenção da Samsung que resumi a moda e lança em seu aparelhos. O futuro depende das ações do passado e presente para ter sentido algum.

    1. Já está entrando tarde,,,

      KKKK

      Vai ser a primeira e última vez qu compro um Windows para mobile,
      Sempre fui Casio, depois Palm, Motorola e Nokia…

      sempre muito bem tratado por todos os fabricantes…

      Caí inadvertidamente nas mãos da merda$oft, e me phoudi.

    2. o problema é o android não é preparado para isso, a Samsung vai ter q mexer tanto no código do android q praticamente só a linha S vai ter suporte a isso e não mais q uma atualização dps pq o custo é inviável.

  9. Não podemos esquecer que a Microsoft, antes destes episódios, já havia feito muita merda, e deixado seus usuários a ver navios desde os anos 80.

    Não podemos esquecer o tempo dos magníficos Palms da 3Com, e depois Palm OS.

    Eles tentaram competir, se deram muito mal e,,,,

    A Microsoft tem esta firme determinação,, não deu dinheiro, não deu retorno imediato,,,
    Fod@-se os usuários…

      1. Ah sim! Eu tava usando o WhatsApp público, até então não chegou essa função. Fui pro beta. Cadastrei a Verificação de Duas Etapas. Depois de 1 hora voltei pra versão pública, quando instalei, coloquei meu número. Por último pediu a Verificação de Duas Etapas por causa eu tinha cadastrado tal função no beta. E para poder usar meu WhatsApp, digitei os números que cadastrei. Por até então no momento que sai da versão pública não ter a função, achei que fosse uma espécie de bug (ótimo bug). Sei lá, talvez fruto do que eu fiz no beta. E fique preocupado com isso, coisa de sistemático. Espero que você entendeu meu ponto de vista. Acho que viajei literalmente. ?

        Jorge, qual Lumia você usa atualmente?

  10. O Lance do Surface-Phone é ter um Soft poderoso e anos luz a frente da apple e android, e ainda ser um desktop de bolso. Isso vai fazer da Microsoft uma empresa de 1, 2, 3 Trilhões em breve..

  11. Resumindo: Smartphone da Microsoft para a massa (povão) já não será mais realidade, o tal ”Surface Soon Phone” será para super entusiastas e executivos, ou seja, vai ser direcionado para poucos…vai ser caríssimo e não se tornará popular (Suface Pro é perfeito e pouca gente mundo afora possui). Capitães abandonem o barco, pois aquela expectativa foda de ver novos Lumias sendo lançados acabou por muito tempo talvez.

    1. A grande maioria usa intermediários e um W10M intermediário não conseguirá ter tudo que os amantes por tecnologia querem. E o dispositivo definitivo terá que ser algo de outro mundo para atender a demanda.

      Eu acho assim: Terá muitos e muitos Androids por aí por muito e muitos tempo.
      Muitos iPhones devido aos grandes fans.
      E esse aparelho definitivo será um nicho como o iPhone o é.

      Acho que é por aí.
      A não ser que um PC de bolso custar o preço de um bom PC e esse PC de bolso conseguir fazer o mesmo. Eu acho difícil.

    2. Surface é padrão. Temos vários híbridos vendidos no Brasil.
      A Microsoft é acima de tudo uma empresa focada no software. Pelo o que a Microsoft tem dito, o seu dispositivo móvel definitivo, não será apenas para o público corporativo. Será um PC, e este é para todos os públicos.

    3. Coloco mais, creio q a estratégia é justamente como a família Surface já é. A Microsoft criou o Suface pro 4, o Book e o Studio para serem modelos de referência a OEM’s logo o Phone não deve ser diferente. Hávera sim um surface phone caríssimo em algum momento e caberá a HP, DELL, ASUS e outras massificarem o sistema que será o mesmo do Surface Phone, porém voltado ao publico geral.

    4. o erro da microsoft foi monopolizar o próprio mercado q ela queria q as oems tomassem, vão seguir o padrão surface agora, algo caro top de linha com acesso a poucos (mesma estratégia do iphone) para criar o desejo, nos states a linha surface já se tornou objeto de desejo e agora os oems fazem o resto com algo mais barato e com experiência próxima.

  12. Enquanto isso em breve…
    Ops!!!
    No momento certo a build 15031 descerá de vez e se instalará de vez no meu PC.
    Desde ontem tentando e não vai.
    Já fiz todos procedimentos escritos nas estrelas e nada.
    No momento certo chega com certeza.
    Fui…

  13. Sinceramente, pode lançar o “Surface Phone” e ele rodar Windows 10 Full com todas as suas respectivas funções, revolucionário, etc e tal. Mas se não tiver app? Já era amigo. Sei que será um produto de nicho, mas penso que, se o forte desse produto for o Windows completo, não seria muito mais fácil comprar um Surface? Se eu o usuário quiser um smartphone, o iPhone está aí. Não vejo muito sucesso nesse futuro dispositivo. Não enquanto os aplicativos permanecerem com a Google e Apple.

    1. Por que você acha que ela está trabalhando nessas coisas “lendárias?” Para trazer desenvolvedores. A Microsoft sabe desta deficiência. Ela está trabalhando fortemente nisto.

      1. Cara, trabalhando ela está, só que isso tem que ser prioridade se ela quiser conquistar os usuários de Android e iPhone. Foi por isso que abandonaram os Lumias. Ninguém quer um smartphone sem app, isso é fato. Resta a MS agora trazer desenvolvedores para a plataforma, pois senão o “Lendário Aparelho” estará fadado ao fracasso.

  14. Tradução tosca, isso pode ser verdade, mais acredito que ela se queimou legal, vai ter que trazer muita coisa para apaga a fama dos antigos lumias

  15. Só pra deixar uma coisa clara: O Nadella não disse que perdeu a “guerra dos smartphones” ele afirmou que perdeu o “boom” dos smartphones, o que é bem diferente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *