Phil Spencer, o chefe da divisão Xbox da Microsoft, parabenizou a Valve no Steam Deck, um PC portátil hibridizado com um console que promete aos jogadores de PC serem capazes de transportar seus jogos para onde quiserem. Por enquanto, entretanto, não está claro se o Xbox Game Pass também será capaz de rodar, embora seja possível instalar qualquer sistema operacional no hardware que você quiser (o que fará a maioria dos usuários geeks, não todos).
Ou seja: o serviço será utilizável, mas não significa necessariamente que será otimizado. Neste caso, estamos falando sobre uma mudança de suporte direto da Microsoft, ao invés da possibilidade de fazê-lo funcionar de alguma forma.
A própria Microsoft não deu respostas específicas sobre o assunto, até porque é provável que ainda esteja avaliando a situação e o potencial de vendas do Steam Deck, ainda que segundo a filosofia da casa de Redmond, de chegar ao maior número de aparelhos possível , é provável que faça sentido fazer algo a respeito, especialmente se for bem-sucedido.
O principal problema é o sistema operacional Steam Deck, SteamOS 3.0, que por enquanto não é diretamente suportado pelo Xbox Game Pass. É verdade que a tecnologia Proton também permite que jogos não Linux sejam inializados, mas isso ainda significa trabalho extra para a Microsoft otimizar seu aplicativo.
Phil Spencer disse:
Parece ótimo, parabéns à equipe da @valvesoftware em deixar tantos de nós animados para poder levar nossos jogos conosco para onde quer que decidamos jogar.
This looks really great, congrats to the team at @valvesoftware on getting so many of us excited to be able to take our games with us wherever we decide to play.
— Phil Spencer (@XboxP3) July 16, 2021
Quanto ao uso do Xbox Game Pass pelo xCloud é praticamente certo que isso seja possível, afinal estamos falando de um PC de bolso. Agora como o SteamOS 3.0 é uma versão do Linux, algo que não ajudou o projeto da Steam Machine, pode também atrapalhar. É muito provável que boa parte destes usuários acabem instalando o Windows nele para aproveitar o vasto legado dos jogos, e se rodar o Windows, aí sim poderá rodar o Xbox Game Pass tranquilamente. Vamos aguardar mais testes e informações!