A Microsoft está anunciando que o Windows 11 será lançado em 5 de outubro. O novo sistema operacional estará disponível como uma atualização gratuita para PCs com Windows 10 qualificados ou em um novo hardware que vem com o Windows 11 pré-carregado.
A atualização gratuita para o Windows 11 começará a ser lançada em 5 de outubro, mas como muitas atualizações do Windows no passado, estará disponível em fases. Os novos dispositivos qualificados receberão a atualização primeiro e, em seguida, o Windows 11 estará disponível para mais dispositivos no mercado nas semanas e meses após 5 de outubro.
“Seguindo o tremendo aprendizado do Windows 10, queremos ter certeza de que estamos fornecendo a você a melhor experiência possível”, explica Aaron Woodman, gerente geral de marketing do Windows na Microsoft. “Esperamos que todos os dispositivos qualificados recebam a oferta de atualização gratuita para o Windows 11 até meados de 2022”.
Nos PCs com Windows 10 já disponíveis no mercado, o Windows Update permitirá que as pessoas saibam quando a atualização está disponível para o Windows 11. Você também pode verificar se o seu dispositivo está qualificado para a atualização do Windows 11 por meio do Windows Update ou do aplicativo PC Health Check dedicado da Microsoft ( atualmente está em preview).
Embora o Windows 11 seja lançado em 5 de outubro, nem todos os recursos anunciados estarão disponíveis. A Microsoft está trazendo aplicativos Android para o Windows 11 em parceria com a Amazon e Intel, mas este recurso não estará disponível em 5 de outubro. Uma prévia dos aplicativos Android no Windows 11 estará disponível para o Windows Insiders nos próximos meses, sugerindo que provavelmente não será lançado para todos os usuários do Windows 11 até 2022.
A Microsoft esclareceu seus requisitos mínimos de sistema para o Windows 11 na semana passada, mas também revelou uma solução alternativa para aqueles que não os atendem. Você pode instalar o Windows 11 em qualquer hardware usando um método ISO, desde que o PC tenha um processador de 1 GHz de 64 bits com dois ou mais núcleos, 4 GB de RAM, 64 GB de armazenamento e um chip TPM 1.2. Mas se você usar a solução alternativa, seu PC ficará em um estado sem suporte. Isso significa que um PC com Windows 11 sem suporte pode não obter acesso ao Windows Update e até mesmo aos patches de segurança.
Se o seu PC não for totalmente compatível com o Windows 11, a Microsoft ainda dará suporte ao Windows 10 até 14 de outubro de 2025. No entanto, não está claro quantas atualizações importantes a Microsoft lançará para o Windows 10 nos próximos quatro anos. Uma atualização 21H2 está chegando para usuários do Windows 10 ainda este ano, que inclui suporte de computação GPU no subsistema do Windows para Linux (WSL), melhorias do Windows Hello e suporte de segurança WPA3 H2E Wi-Fi.