A Microsoft quer trazer o Steam para a nova loja de aplicativos do Windows 11

Durante o evento do Windows 11 de ontem, a Microsoft falou sobre “democracia” e “soberania” para os criadores, enfatizando sua intenção de permitir que qualquer um e todos fizessem a curadoria de lojas de aplicativos no Windows, começando com a própria loja de aplicativos Android da Amazon.

As possibilidades são óbvias. A Microsoft observou que deseja que outras lojas de aplicativos Android também tenham o Windows 11, o que pode significar que a Galaxy Store da Samsung pode eventualmente aparecer, assim como o próprio Google Play. Se os desenvolvedores de aplicativos usam sistemas de monetização de terceiros na loja de aplicativos do Windows 11, eles conseguem manter 100% da receita sem precedentes, o que é um tiro direto para empresas como a Apple e outros.

Em uma nova entrevista com Tom Warren do The Verge, o CPO Panos Panay da Microsoft elaborou ainda mais que isso inclui vitrines com curadoria no PC também, incluindo Steam.

“O Windows já hospeda de muitas maneiras essas lojas e, se pudermos hospedá-lo por meio da Microsoft Store, é claro. Com certeza, isso significa que, se outras empresas quiserem ir à Loja, elas serão muito bem-vindos. Na verdade, encorajadas, e é por isso que estamos elaborando algumas dessas políticas. “

O Steam é a loja de fato escolhida para jogos de PC agora, devido à sua oferta de conteúdo maduro, mecanismo de entrega de conteúdo superior e longa e confiável história com a indústria. O Steam também foi um grande impulsionador do desenvolvimento de jogos independentes, trazendo vasta inovação para um espaço que antes era bastante controlado e isolado.

A Microsoft irá reduzir sua participação na receita geral para 12% para jogos de PC em um futuro próximo. Isso torna um negócio melhor para a maioria dos desenvolvedores construir jogos para a Microsoft Store, embora não tenha o mesmo tráfego que o Steam.

Independentemente disso, a mensagem da Microsoft para o Windows 11 é toda sobre abertura e torná-lo uma plataforma para que outros construam seus negócios. As políticas de lojas da Microsoft vão pressionar plataformas concorrentes como Apple e Google Play para adotar um modelo de compartilhamento de receita mais amigável. Se os desenvolvedores realmente mordem, ainda não se sabe, é claro. A loja de aplicativos do Windows 10 é conhecida por sua oferta de baixa qualidade até o momento. Mas tudo isso, felizmente, pode estar prestes a mudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *