Na segunda-feira, o Xbox e a Microsoft anunciaram uma nova parceria com a Inworld AI como parte dos planos para criar um conjunto de ferramentas de IA multiplataforma que irá “ajudar e capacitar os criadores no design de diálogos, histórias e missões”.
Como você provavelmente pode imaginar, houve algumas reações negativas a isso causando um certo pavor de demissões. Nos últimos dias, vimos algumas críticas acaloradas nas redes sociais por parte daqueles que são contra a ideia, como você pode ver nos exemplos abaixo.
Imagine anunciar isso em um ano em que a indústria de jogos demitiu mais de 6.000 pessoas. Eu nunca jogarei nenhum jogo que a InWorld tenha alguma participação na criação.
Imagine announcing this in a year where the games industry has laid off 6,000+ people. I will never play any game that InWorld has any part in making. https://t.co/uwu85vrGgL
— Alanah Pearce (@Charalanahzard) November 7, 2023
Isso é assustador. Gravar NPCs é a forma como muitos dubladores começaram a trabalhar nesta indústria. Isso tornará ainda mais difícil para novos talentos entrarem nos videogames (o que já pode ser bastante difícil para começar). Estou preocupado com os desenvolvedores e escritores de jogos também :/
This is scary. Recording NPC’s is how many voice actors cut their teeth in this industry. This will make it even harder for new talent to break into video games (which tbh can already be pretty difficult to begin with).
I’m worried for game devs and writers as well :/ https://t.co/fH2IrJGnLn
— 🎄 Jingle Shelbs 🎄 (@shelby_young) November 7, 2023
Temos notado algumas discussões nas secções de comentários das redes sociais (que surpresa!) sobre este tema, com alguns também a mostrarem o seu apoio à nova parceria, mas a maioria aparentemente não é a favor dela.
Colt Eastwood no Twitter: “A dura realidade é que a tecnologia e a automação vêm eliminando ou facilitando a produção de empregos há décadas. O tempo de desenvolvimento de jogos de 5 a 8 anos poderia usar toda a ajuda possível, mas o conteúdo orientado por IA sempre será liderado por pessoas criativas.”
Em última análise, parece que a Microsoft está decidida a avançar com estes planos de IA, por isso teremos que esperar e ver o que resulta da parceria no futuro. Você acha que é um movimento positivo ou negativo? Conte-nos abaixo!