A união do Steam com o Xbox seria o pesadelo do Playstation?

Os mesmo insiders que falavam que muitos jogos do Xbox chegariam ao Playstation agora estão dizendo que os próximos consoles da Microsoft, inclusive um portatíl, suportará lojas de terceiros, e com elas temos Steam, Epic Games, GoG, entre outras. A mais marcante delas é certamente a da Valve.

Desse modo, um suposto casamento em uma máquina do Steam com o Xbox seria o pesadelo do Playstation ou seria uma coisa boa para a Sony? Aqui temos alguns pontos importantes de reflexão.

Vale lembrar que a Microsoft Store cobra menos que o Steam da Valve aos desenvolvedores que atuamente está em uma tarifa de 30% por cada compra. Outro ponto digno de nota é que a Playstation está levando seus jogos fortemente para o PC para ajudar no financiamento de custos.

Dessa forma, um console da Microsoft com Steam rodaria em tese os jogos do Playstation, mas com os benefícios da Xbox como retrocompatibilidade e Game Pass. Vale lembrar que o Steam Deck não tem nativamente acesso a outras lojas então não roda Game Pass. Uma máquina que rodaria jogos de PC e de Xbox.

Parece que um console com Steam e Xbox seria o melhor dos dois mundos. Por outro lado, a Sony teria a três escolhas:

  1. Retirar seus jogos do PC para que não rodasse no Xbox, e dessa forma perder grande parte da receita.
  2. Deixar os jogos no Steam e pagar 30% para Valve.
  3. Levar os jogos para Microsoft Store e lucrar mais com uma taxa menor, sem falar que o seu público tem o gosto mais similar ao público do Xbox do que do PC, então pode ser que venda mais seus jogos no Xbox do que mesmo na Steam. Além de que colocar seus jogos no Game Pass poderia ser uma fonte de renda adicional.

Como visto, é possível que a união da Steam e Xbox seja um “pesadelo” para o Playstation que é melhor “se render” e lucrar ou se fechar ainda mais? A Sony tem receio do Xbox crescer, e se essa ideia vender muitas máquinas a japonesa pode voltar a ser como a Nintendo e se fechar? Não saberemos ainda o caminho que ela irá seguir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *