Ações da Microsoft atingem máximo histórico e empresa aumenta US$115 bilhões em valor de mercado

As ações da Microsoft subiram a um novo recorde nesta segunda-feira, quando um fiasco de fim de semana rendeu ao ex-CEO da startup de inteligência artificial OpenAI uma posição de alto nível na Microsoft, uma saga que alguns analistas consideram positiva para a Microsoft, apesar das dores de cabeça.

As ações da Microsoft subiram até 2% nos primeiros minutos do horário normal de negociação de segunda-feira, recuperando grande parte das perdas da tarde de sexta-feira após o anúncio chocante da destituição do CEO Sam Altman pelo conselho da OpenAI (a Microsoft supostamente tem uma participação acionária de 49% na OpenAI ) .

Na manhã de segunda-feira, a Microsoft convocou Altman e o ex-presidente da OpenAI, Greg Brockman, para se juntarem como chefes de sua recém-formada unidade de “pesquisa avançada de IA”.

As primeiras reações entre os analistas da Microsoft às notícias, que aparentemente prejudicaram a avaliação da OpenAI, mas reforçaram as ofertas internas de IA da Microsoft, foram favoráveis.

Barton Crockett, do Rosenblatt, escreveu aos clientes na segunda-feira que as contratações de Altman e Brockman “oferecem claramente alguma estabilidade de transição” para a Microsoft, enquanto Dan Ives, da Wedbush, disse que Altman ingressar “com segurança” na Microsoft coloca a empresa sediada em Washington “ainda em uma posição mais forte” para IA.

Será “música para os ouvidos dos investidores” na Microsoft se Altman liderar diretamente a divisão de IA da Microsoft, segundo Ives. O analista Siqui Chen fez as contas e chegou a conclusão que em 60 minutos a Microsoft aumentou seu valor de mercado em 115 bilhões de dólares. Quase duas Activision Blizzard em minutos!

 

OpenAI é o criador do popular chatbot de IA generativo ChatGPT, lançado em novembro passado com muito alarde. A demissão de Altman na sexta-feira foi uma surpresa completa para a Microsoft e os financiadores de capital de risco da OpenAI, e um esforço significativo para trazer Altman de volta falhou depois que a startup optou por contratar o ex-CEO do Twitch, Emmett Shear, para assumir a mesma posição na OpenAI interinamente. Em janeiro deste ano, a Microsoft anunciou que fez um investimento multibilionário em OpenAI. O otimismo sobre a IA ​​levou as ações da Microsoft ao seu nível mais alto de sempre. Indiscutivelmente, o principal concorrente da OpenAI no espaço de IA generativa é a Anthropic, apoiada pela Amazon e pela Alphabet, enquanto a Alphabet tem sido talvez o principal rival geral da Microsoft no espaço.

Em outras palavras, a Microsoft está hoje mais valiosa e cara do que nunca! Apesar de acompanharmos mais a parte do Xbox, também é sempre bom entender como a Redmond está em outras áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *