Hoje a Microsoft conquistou uma poderosa vitória, afinal conseguiu cair nas graças da União Europeia que decidiu aprovar a aquisição da Activison Blizzard King. Desse modo, são vários países em um único bloco que foram liberados e agora não são mais problema para a compra de quase 70 bilhões de dólares.
Contudo, ainda existem duas regiões problemáticas e que a Microsoft precisa resolver. Desse modo, a pergunta que não quer calar é: o que falta para aquisição ser de fato concluída?
- A CE (Comissão da União Europeia) aprovou a fusão Microsoft x Activision com concessões hoje.
- A FTC (Federal Trade Commission) contestou a fusão Microsoft x Activision, mas não bloqueou a fusão. Eles precisarão de uma liminar de um Tribunal Federal para bloquear a fusão. Como não há liminar concedida por um juiz federal, a Microsoft pode fechar nos Estados Unidos quando quiser, já que a FTC não aprova fusões.
- O CMA (Competition Market Authority) é o único órgão regulador neste momento que realmente bloqueou o negócio. A Microsoft e Activison, cada um com recurso e advogados próprios (contrataram alguns altamente renomados) irá submetê-los ao CAT, e se valeram também agora do apoio da União Europeia. Caso perca, provavelmente irão resolver isso nos tribunais.
Então note, a situação pode ser resolvida em pouco tempo, ou em muito tempo, ainda tudo está bastante em aberto. Uma pergunta bastante contundente é que caso o Reino Unido não aprove, e o restante do mundo aprove, o que irá acontecer?
A resposta é que não sabemos, as principais apostas são para uma divisão da Activision e Microsoft no Reino Unido e a remoção dos jogos da ABK do Xbox Game Pass apenas para os britânicos, mas é algo ainda incerto. Por enquanto, este é o panorama atual. Sem dúvida alguma a Europa deu uma reviravolta no caso atribuindo mais fôlego.