Esta não é uma informação completamente nova, nós já tínhamos adiantado isso para vocês, mas agora é oficial. A Microsoft recebe outro sinal verde da FTC em relação à aquisição da Activision Blizzard, considerando que o antitruste dos EUA já desistiu seu processo administrativo contra a aquisição, recusando-se efetivamente a se opor.
A Microsoft havia pedido à FTC o cancelamento da ação que bloqueava o processo de aquisição e, aparentemente, o órgão americano não se opôs ao pedido, provavelmente ciente da posição desvantajosa em que se encontra agora que a ação federal foi vencida pela empresa de Redmond.
the FTC has withdrawn its administrative case seeking to block Microsoft's Activision Blizzard acquisition that was due to start on August 2nd. This is purely procedural as Microsoft has forced it, and the FTC could file the case again pic.twitter.com/jlDTMR0RGG
— Tom Warren (@tomwarren) July 20, 2023
Após a conclusão do processo no âmbito federal, que viu a vitória da Microsoft e a consequente recusa do tribunal recursal em aceitar o recurso da FTC, restou a esta o procedimento administrativo para tentar novamente impedir a operação, mas evidentemente a instituição julgou inútil continuar por esse caminho.
Neste ponto, a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft realmente parece não ter mais obstáculos nos EUA, mas o problema continua relacionado ao CMA do Reino Unido. O antitruste do britânico permaneceu praticamente o único obstáculo no processo de aquisição e a Microsoft está tentando chegar a um acordo com isso também para continuar.
Por esse motivo, os prazos para fechar a transação, que deveriam ter sido concluídos em 18 de julho de 2023, foram estendidos: para permitir uma reformulação dos acordos para atender ao CMA do Reino Unido.