As ações da Activision Blizzard subiram após a publicação de um novo documento em que a CMA se pronunciou provisoriamente favorável a aquisição da empresa pela Microsoft. Um representante da Activision Blizzard também aproveitou a oportunidade para contra-ataque a Sony e sua tentativa de bloqueio de fechar a aquisição.
Como sabem, a nova posição manifestada pela CMA é que a aquisição “não reduz a competitividade”, ou seja, que a Sony poderá competir mesmo que a Microsoft adquira o Call of Duty. Embora não seja uma opinião definitiva, não deixa de ser um julgamento positivo que deixa claro que a CMA não se oporá mais à aquisição, pelo menos do lado do mercado de consoles (ainda resta ver a questão dos jogos em nuvem). As dúvidas expressas no passado pelo órgão antitruste inglês parecem ter se dissipado.
Naturalmente, os mercados reagiram muito bem às notícias, levando as ações da Activision Blizzard a subir 5,52% (no momento da redação desta notícia).
Activision Blizzard shares are trading up ~5% on the NASDAQ this morning, after the CMA's announcement. Microsoft's proposed acquisition is for $95 per share, in an all-cash transaction valued at $68.7 billion pic.twitter.com/e9O63lZsaB
— Tom Warren (@tomwarren) March 24, 2023
A aprovação provisória também foi uma oportunidade para a Microsoft e a Activision Blizzard expressarem sua satisfação. Mas se a Microsoft limitou-se a manifestar o seu apreço pelo trabalho da CMA, falando em “avaliação rigorosa e minuciosa dos testes”, para depois reiterar que “O acordo vai dar mais escolhas a mais jogadores sobre como jogar Call of Duty e os seus jogos favoritos Esperamos a trabalhar com a CMA para dissipar as preocupações remanescentes”, o representante da Activision Blizzard contra-atacou a empresa liderada por Jim Ryan: “A campanha da Sony para defender seu domínio interrompendo nossa fusão não pode superar os fatos, e a Microsoft já entrou com recursos eficazes e exequíveis para resolver cada uma das preocupações remanescentes da CMA. Sabemos que este acordo beneficiará a concorrência, a inovação e os consumidores no Reino Unido.”
Vale dizer que a aquisição ainda não foi confirmada pela CMA, que ainda tem dúvidas relacionadas ao mercado de jogos em nuvem. O pronunciamento final do órgão antitruste inglês deve chegar no dia 26 de abril. Veremos se dentro de um mês haverá outras reversões do campo ou se tudo correrá como deveria para a Microsoft e a Activision Blizzard.