Activision Bluzzard: funcionário da Comissão Europeia afirma que o CMA errou grosseiramente nas contas

Segundo um funcionário da Comissão da União Europeia, cujas palavras foram recolhidas pelo Financial Times, o CMA, órgão antitruste inglês, errou ao calcular o mercado de jogos em nuvem, em relação à aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft. Em suma, a participação de mercado da Microsoft teria sido superestimada.

O funcionário sugeriu que a participação de mercado de 60-70% da Microsoft indicada pelo CMA seria alcançada incluindo os assinantes do Game Pass que não usam recursos da nuvem, porque são considerados parte do mesmo mercado.

Uma maneira melhor de fazer o cálculo seria contar os usuários do XCloud, calcular a receita com base no uso e compará-la com outros provedores de serviços de jogos em nuvem, sugere a fonte. Desta forma, a imagem teria sido mais realista.

A CMA contou como se todos usuários do Xbox Game Pass Ultimate fossem usuários da nuvem da Microsoft, e esqueceu de fazer isso com a Amazon e a Twitch. Os dados teriam sidos manipulados para parecer que a Microsoft já tem monopólio.

Em todo o caso, a CMA já fez saber que não vai recuar no que foi decidido, nomeadamente o bloqueio da aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft devido ao risco de monopólio no mercado de jogos em nuvem. Cabe agora ao CAT do Reino Unido acatar ou não os recursos da Microsoft e Acitivison para mudar este quadro.

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *