Como informa o portal Axios, a cidade de Nova York parece estar processando a Activision. De acordo com os documentos, Bobby Kotick não conseguiu negociar o acordo com a Microsoft. De acordo com Stephen Totilo, da Axios, foi feita uma tentativa de apressar o acordo para tirar ele e o conselho do risco de uma ação legal sobre o tratamento de má conduta na empresa.
Nesse caso, parece ser um corte sério no processo de aquisição, que não apenas prolongaria o acordo, mas também tem o potencial de romper o acordo.
O processo é uma ação de acionistas no Tribunal de Chancelaria de Delaware (tecnicamente um processo “220”) que permite que os acionistas obriguem as empresas a abrir seus livros e potencialmente expor irregularidades.
A cidade de Nova York está exigindo uma longa lista de documentos da Activision, incluindo material relacionado ao acordo com a Microsoft, informações sobre cinco potenciais compradores mencionados na descrição oficial das negociações de vendas da Activision, atas do conselho e muito mais.
A cidade pede à Activision documentos internos desde o ano passado, originalmente para descobrir o que o CEO Bobby Kotick sabia sobre má conduta sexual na empresa. (Esta má conduta tem sido objeto de processos judiciais).
NEWS: NYC is suing Activision, saying Bobby Kotick was unfit to negotiate the Microsoft deal–and that the deal was rushed to get him and the board out of danger of lawsuits over how they handled misconduct at the company
Details, complaint at the linkhttps://t.co/m7LVLaeaPd
— Stephen Totilo (@stephentotilo) May 4, 2022
Conforme estabelecido no processo, Nova York buscou acesso aos livros da Activison como pretexto para processar Kotick e os membros do conselho por supostamente depreciar o valor da empresa. Expressa frustração que Kotick, já sob fogo cruzado, se envolveu em negociações rápidas para vender a empresa para a Microsoft no final de 2021.
O processo foi aberto no dia 26 de abril em Delaware pelo Sistema de Aposentadoria dos Funcionários da cidade de Nova York e pelos fundos de pensão dos professores, policiais e bombeiros da cidade. Esse grupo de pessoas possui ações da Activision, de acordo com o relatório da Axios, e acredita que as ações da administração da gigante dos jogos estão prejudicando o valor da empresa.
Ele também diz que a oferta de US$ 95/ação da Microsoft desvaloriza a empresa, que estava sendo negociada perto disso antes dos escândalos públicos da Activision começarem no ano passado.
Aqui provavelmente é “apenas” processado por danos, já que esse grupo de pessoas é da opinião de que Bobby Kotick e a Activision tentaram escapar do pagamento. Sabemos que os acionistas aprovaram com mais de 98% votos favoráveis na última semana, então aparentemente não estamos diante de um risco grave.
Uma compra de uma empresa deste porte tem muitos investidores e interesses, então é normal que a fase burocrática realmente tenha um grande tempo pela frente. Esperamos que seja concluída até junho de 2023.