Do recente relatório financeiro da Sony, que relatou os resultados do primeiro trimestre, surge também a ideia de que a empresa decidiu adiar alguns jogos exclusivos do PlayStation inicialmente planejados para o segundo semestre do atual ano fiscal.
A questão não é muito explorada nos documentos oficiais, mas emerge de alguns pontos destacados pela Sony e relativos às previsões para o atual ano fiscal. Embora estes não tenham mudado, em termos de vendas e receitas operacionais, exceto com alguns ajustes para cima, existem alguns elementos que podem ser considerados negativos.
Em particular, no que diz respeito à previsão do resultado operacional final do ano fiscal, a Sony indicou que o impacto das vendas de jogos non-first party, ou seja, jogos não exclusivos de PlayStation, terá implicações positivas no valor, como bem como uma queda nos custos.
Sony financials hint at some first-party games getting delayed pic.twitter.com/rst90W8ovq
— AmericanTruckSongs9 (@ethangach) August 9, 2023
No entanto, como pontos negativos ele cita a possível redução do lucro no hardware PS5 com base nas variações aplicadas às promoções em base geográfica e, acima de tudo, as “mudanças nas datas de lançamento de parte dos jogos first party”.
Este último aspecto é o que nos fez pensar em alguns adiamentos já decididos pela Sony para os jogos que estão sendo desenvolvidos no PlayStation Studios. Um impacto negativo nos resultados do exercício pode ser dado essencialmente por um adiamento fora do período considerado, ou seja, abre-se que existem alguns jogos PS5 e PS4 exclusivos que deveriam chegar até março de 2024 e que, em vez disso, foram passou para um período posterior.
Para a segunda metade do ano fiscal, parece que a Sony está contando principalmente com jogos de terceiros para impulsionar o PS5, mas obviamente também devemos considerar o impacto significativo que Marvel’s Spider-Man 2 poderia ter, na verdade, o único exclusivo do PlayStation Studios atualmente anunciado para os próximos meses no console da Sony.