Amazon Luna, serviço de assinatura baseado em jogos na nuvem da Amazon, está disponível para todos nos Estados Unidos, depois de passar mais de um ano e meio em beta. Por ocasião do lançamento, vários recursos foram adicionados, incluindo jogos gratuitos para assinantes do Amazon Prime.
O anúncio de Luna remonta ao final de 2020 e está em versão beta desde então até agora, portanto acessível apenas a um pequeno número de pessoas. A partir de agora, no entanto, qualquer pessoa pode assinar, pelo menos nos Estados Unidos, o primeiro território a usar o serviço.
Além do lançamento, três “canais” foram adicionados ao Luna, dos quais o mais notável é o “Prime Gaming Channel”, exclusivo para assinantes do Amazon Prime, que oferece uma seleção mensal de jogos gratuitos. O primeiro será Devil May Cry 5, Observer System Redux, PHOGS! e Flashback, gratuito durante todo o mês de março, enquanto Immortals Fenyx Rising será gratuito de 8 a 14 de março de 2022.
Outro novo canal é o “Retro Channel”, que inclui jogos clássicos como Street Fighter II: Hyper Fighting, Metal Slug 3 e Castlevania Anniversary Collection. Por fim, o “Jackbox Games Channel” inclui todos os títulos da série Jackbox Party Pack, também usado para lançar um novo recurso: Luna Couch, que permite adicionar amigos aos jogos mesmo que não sejam assinantes do Luna. Ambos os canais custam US$ 4,99 por mês (cada).
Luna é um serviço muito diferente do Stadia ou do Game Pass: os usuários se inscrevem em canais, cada um com seus próprios jogos. Os canais disponíveis atualmente são: Luna Plus ($ 5,99 por mês), Ubisoft Plus ($ 17,99 por mês) e o Family Channel ($ 2,99 por mês) além dos três novos que falamos.
O lançamento do serviço para todos também foi uma oportunidade para o lançamento de outros novos recursos, como a capacidade de iniciar uma transmissão ao vivo no Twitch pressionando um único botão. Há também um sistema baseado em código QR no qual os jogadores que usam o Fire TV podem conectar seus telefones para usar como webcam. Por fim, quem não possui um controle dedicado pode usar um iPhone ou um smartphone Android. Em suma, parece que a Amazon acredita em jogos na nuvem muito mais do que o Google fez com o Stadia. Quem sabe se Luna vai se afirmar ou não.