Durante a madrugada, pela boca da CEO Lisa Su, a AMD finalmente revelou a data de lançamento e alguns detalhes do FidelityFX Super Resolution. A resposta de código aberto da Nvidia à tecnologia DLSS da Nvidia estará disponível para todos a partir de 22 de junho de 2021 para mais de 100 CPUs e GPUs já existentes no mercado.
Foi anunciado recentemente que o AMD FidelityFX estará disponível para Xbox Series X|S, tudo isso significa que todos os seus avanços também virão para os consoles da Microsoft. Embora a espera possa parecer longa, parece que a AMD já está começando a se mover para incluir esta importante tecnologia em sua totalidade que só aumentará a qualidade e a taxa de quadros que nossos consoles mostrarão.
A AMD anunciou que sua tecnologia de Super Resolution, ou FSR, será lançada em 22 de junho deste ano para uma infinidade de GPUs e processadores, até mesmo concorrentes. AMD FidelityFX Super Resolution é uma técnica de escala espacial, que gera uma imagem de “super resolução” de cada quadro de entrada. Isso torna possível até mesmo dobrar a taxa de quadros ao usar diferentes modos de desempenho, sem necessariamente perder a qualidade de visualização. Por exemplo, no jogo Godfall para PC com uma placa GTX 1050 low-end, aumenta a quantidade de FPS no modo de desempenho em 300% em comparação com a versão nativa de 4K. Em geral, os usuários devem esperar uma melhoria de até 2x em alguns títulos de 4K.
Aqui estão os recursos do AMD FidelityFX Super Resolution (FSR):
- Super Resolução: Aumentos enormes na taxa de quadros combinados com gráficos de alta qualidade e alta resolução!
- Quatro modos de qualidade diferentes são propostos: desempenho, balanceado, qualidade e qualidade ultra.
- Plataforma cruzada : FSR não se limita apenas às arquiteturas de GPU mais recentes! Ele roda em uma ampla variedade de GPUs.
- Amplo suporte API para DirectX®12, Vulkan® e DirectX®11.
- Depois de lançado, o FSR pode ser migrado para várias plataformas sem restrições.
- Open Source No devido tempo, FSR 1.0 será fornecido aqui no GPUOpen sob a licença do MIT.
- Fácil de integrar: a mesma ótima experiência que você espera do AMD FidelityFX, com baixa barreira de entrada.
- O código-fonte do shader completo é fornecido para uma integração perfeita e flexível.
- Suporta dimensionamento fixo e arbitrário.
- Altamente otimizado: FSR é otimizado à mão para desempenho rápido em uma ampla variedade de GPUs.
Como você pode ver, esta pode ser uma das tecnologias de que precisamos em nosso Xbox Series, pois, embora tenham mostrado bastante potência, é verdade que manter a resolução nativa de 4k a 60 fps está se tornando um tanto difícil e não digo mais qualquer coisa se adicionarmos o Ray Tracing usual que faz com que os jogos não ultrapassem os 30fps. Aqui está uma pequena amostra do que ele pode fazer mesmo com o Raytracing:
Enabling FidelityFX Super Resolution at "Ultra Quality" gives a practically identical visual experience with around 59% more performance in Godfall. Or get up to 2.5x the performance in select games when you choose the #FSR "Performance" preset in 4K. The choice is yours. pic.twitter.com/zjShErY9KK
— Radeon RX (@Radeon) June 1, 2021
Esta geração nos reserva muitas surpresas e só encontramos a ponta do iceberg, como esta Super Resolução AMD FidelityFX. Não duvide que nosso Xbox Series X|S vai conseguir grandes feitos no mundo dos videogames e os beneficiários serão voltados para nós, os jogadores. Esperamos você nas próximas matérias aqui no Windows Club falar sobre esse grande avanço que está chegando.